
A cibernética é a ciência que trata do controle e da comunicação nas máquinas e nos seres vivos. Aplicada aos computadores, possibilitou saltos imensos na automação dos processos de trabalho e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, inclusive da rede das redes, a Internet.
“A segurança cibernética é, portanto, a disciplina que protege a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação no âmbito dos sistemas computadorizados conectados em redes. Emprega conhecimentos tanto tecnológicos quanto comportamentais dos usuários dos sistemas”, explica Carlos Alberto Iglesia Bernardo, professor e coordenador do módulo Boas Práticas, Normas Técnicas e Compliance em Segurança Cibernética, na Pós-Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
A demanda nas empresas por segurança cibernética não surge apenas da proteção contra ações mal intencionadas, mas também da real necessidade de que a tecnologia da informação seja bem utilizada, com controles que garantam sua operação dentro dos parâmetros desejados, atendendo aos requisitos contratuais, legais e de negócios aplicáveis e com a minimização dos riscos inerentes a sua grande capacidade de processamento e comunicação de dados.
Dessa necessidade, deriva um perfil bem característico de profissional. “Ele precisa ter uma visão abrangente da tecnologia da informação e a capacidade de entender como funcionam os negócios da empresa em que trabalha para poder lidar com os riscos inerentes. Não pode prescindir de senso de urgência e pragmatismo, com o conhecimento das melhores práticas internacionais de segurança, que lhe permitirão agir com rapidez e eficácia”, detalha o especialista.
O profissional de segurança cibernética na empresa não é somente reativo, mas participa ativamente dos planos de negócios, ajudando a viabilizar novas soluções com a identificação e o controle dos riscos. Por isso, para atender a essa demanda, capacitando profissionais para lidarem com os desafios da segurança cibernética no mercado brasileiro e internacional, no setor público ou no privado, o Instituto Mauá de Tecnologia apresenta o programa de Pós-Graduação para a formação de “Especialista em Segurança da Informação”. O primeiro módulo desse programa, o curso de atualização em “Boas Práticas, Normas Técnicas e Compliance em Segurança Cibernética”, com carga horária de 120 horas, já está com as inscrições abertas. Iniciará as aulas em março de 2022 e poderá ser feito de forma remota ou presencial no Campus de São Caetano do Sul.
Este programa é recomendado para graduados em Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica e outras áreas correlatas, como proteção de dados e direito digital, que desejem ampliar seu campo profissional, bem como para profissionais de nível superior que já atuam em segurança cibernética e querem aperfeiçoar seus conhecimentos.
Interessados podem obter mais informações pelo site https://maua.br/pos-graduacao, pelo telefone (11) 4239-3401, de segunda a sexta-feira, das 13 h às 21 h ou pelo e-mail posgraduacao@maua.br.