
Depois dos shopping centers agora são os supermercados que não vão mais exigir o passaporte da vacina em Diadema. Um novo decreto será publicado nesta quinta-feira (10/02) e ele vem após pressão feita pela Apas (Associação Paulista de Supermercados). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (09/02) e informada à entidade pelo secretário de governo Dheison Renan Silva.
O decreto que exigia o passaporte da vacina passou a valer no dia 1° de fevereiro, três dias depois os shoppings, após negociação com a prefeitura, conseguiram sair da lista de estabelecimentos obrigados a exigir os documentos que comprovem a vacinação. Porém, de acordo com o segundo decreto, na praça de alimentação e para entrar nas lojas o cliente precisa mostrar que já se vacinou com pelo menos duas doses, no caso da população adulta. O RD publicou reportagem na sexta-feira (04/02) relatando que os estabelecimentos da cidade não estavam cumprindo o decreto. A prefeitura também confirmou na ocasião que não havia lavrado nenhuma multa.
Com a terceira versão do decreto do passaporte da vacina, os supermercados não precisarão mais exigir o passaporte da vacina e apenas naqueles onde houver praça de alimentação o documento será exigido. A previsão é que o decreto, como nas duas outras edições, tenha validade até o dia 2 de março. Na primeira semana de exigência do passaporte a prefeitura publicou em suas redes sociais o aumento de 250% na procura pela vacina.
Ao ser indagada sobre a flexibilização para os supermercados a prefeitura respondeu em nota e falou em diálogo com os setores da economia da cidade e disse que a intenção é aprimorar o decreto. “Conforme já noticiado, desde o início da adoção do passaporte da vacina, a Prefeitura de Diadema estabeleceu canais de diálogo com os comerciantes em busca de medidas que pudessem aprimorar as regras sem descaracterizar seu principal objetivo, que é a vacinação da população da cidade. Dentro desses canais de diálogo, a Apas solicitou que os estabelecimentos que representa pudessem receber os clientes sem a exigência do documento. As reivindicações foram analisadas e acatadas pelo comitê intersecretarial que avalia e adota as ações de combate à covid-19 em Diadema. É importante salientar que uso de máscara, álcool gel e prática do distanciamento social são regras imprescindíveis para evitar o contágio do vírus. Ainda no âmbito do diálogo, prefeitura e Apas definiram cooperação para incentivo da vacinação da população por meio de campanhas educativas e de orientação da importância da imunização”, sustenta a administração.