
Geraldo Magela Coelho, aposentado de 65 anos, utiliza a estrada Taquacetuba com frequência para visitar a filha, em Mauá. Magela comenta que a estrada é uma alternativa para fugir do trânsito do ABC e não pegar rodovia. “Lá (estrada Taquacetuba) é muito sossegado e tranquilo. Mas não tem asfalto”, reclama.
O aposentado conta que em dois anos que trafega pela estrada de São Bernardo, no Riacho Grande, o chão continua o mesmo: batido e com muitos pedregulhos e areia, o que dificulta a vida dos motoristas com a formação de poeira em dias ensolarados e lama e buracos nos dias chuvosos.
Apesar dos transtornos, Magela aponta que no local sempre há máquinas que fazem manutenção no local, porém aguarda melhorias para o percurso por questão de segurança e conforto. “Esse trecho não é longo, são só 6 km, mas muita gente deixa de usá-la”, completa.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informa que a estrada Taquacetuba, na região do Pós-Balsa, receberá novo pavimento, com obras previstas para o segundo semestre de 2022. A pavimentação vai contemplar o trecho compreendido entre a Estrada do rio Acima e a EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Ítallo Damiani, num total aproximado de 3 mil metros de extensão.
“Além da via, estão previstas obras de melhorias em 15 ruas e avenidas na região do Pós-Balsa. No momento, os projetos e orçamentos das obras se encontram em fase de elaboração. As obras de melhorias viárias contemplam implantação de pavimentação e sistema de sinalização horizontal e vertical, em conformidade com as normas de trânsito vigentes”, diz a nota.