
A subsede ABC, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), irá impactar o público que circula pela Praça IV Centenário, em Santo André, nesta quinta-feira (17/02), com a projeção de mensagens que reforçam o cuidado psicológico em liberdade, fora dos manicômios. A ação acontecerá entre as 19h e 21h, com as mensagens projetadas na fachada do prédio do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence.
A ação marca o início da campanha oficial de 2022, do CRP SP, pela Luta Antimanicomial, seguindo o mote “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial!”. A instalação foi o caminho encontrado para levar à sociedade reflexões sobre o cuidado em liberdade e a construção de uma saúde pública que esteja em defesa da saúde mental e seus equipamentos assistenciais.
A instalação, posteriormente, percorrerá todo o Estado de São Paulo, passando pelas 11 subsedes que compõem o CRP SP e culminando com uma grande projeção na capital, em 18 de Maio, data oficial da Luta Antimanicomial. As próximas projeções serão realizadas nas cidades de São José do Rio Preto (24/02) e Suzano (10/03) e seguirão pelas regiões de Assis, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba.
A primeira intervenção ocorreu em São José dos Campos (10/02), ocasião em que se formou uma roda de conversa entre o público que passava pelo local e psicólogas/os e articuladoras/es que acompanhavam a ação.