
Desde o início de fevereiro, o estudante de design de interiores, Chesller Moreira, morador de Diadema, tenta utilizar o novo cartão TOP para frequentar as aulas, mas enfrenta dificuldades, principalmente para recarregar créditos no bilhete.
Moreira pediu o benefício do passe-estudante para utilizar o trólebus todos os dias e frequentar as aulas, mas desde então, tem tido problemas. “Enviaram o cartão TOP e disseram que tudo poderia ser feito pelo aplicativo e pelo WhatsApp, só que desde o início do mês não consigo recarregar”, afirma o reclamante.
O benefício de fato possui um aplicativo, com o intuito de facilitar a carga e recarga do cartão, porém no celular de Chesller, a opção de recarga não está disponível. “Consigo acessar o app, mas a área do cartão não está habilitada, então não consigo carregar. Já no Whatsapp, quando peço recarga, manda ir no aplicativo”, reclama.
O reclamante alega, ainda, não existir nenhum ponto de recarga do cartão nas estações que ele frequenta diariamente. “E na máquina do antigo BOM não funciona. Ou seja, não consigo usar meu passe estudante, tenho que comprar todo dia pelo preço cheio. E isso está acontecendo em todo o ABC”, expõe Moreira.
Questionada, a EMTU (Empresa Metropolitana Transportes Urbanos de São Paulo) informa que, em análise à situação do cliente, foi identificada, de fato, uma ausência de comunicação entre os sistemas na função transporte do cartão, o que impossibilita novas recargas de bilhetes. “Um novo Cartão TOP foi gerado e já está disponível para retirada em local combinado com o passageiro, permitindo recargas em qualquer momento”, afirma a empresa,
Ainda em nota, a EMTU ressalta que todas as estações da CPTM e do Metrô possuem Máquinas de Autoatendimento (ATM) com serviço de recarga do cartão TOP. Além dos ATMs, os cartões TOP também podem ser recarregados pelos canais digitais: Aplicativo TOP e WhatsApp TOP ou pelo telefone (11) 3888-2200. “O cidadão que encontrar qualquer divergência ou dificuldade para recarga, recomendamos entrar em contato com a nossa Central do Atendimento do TOP no (11) 3888-2200”, diz.