
A partir de 1º de abril, a Coop – Cooperativa de Consumo passa a ter novo comando. Trata-se do economista Pedro Mattos, que assumirá, no lugar de Marcio Francisco Blanco do Valle, a presidência da maior cooperativa de consumo da América Latina e 22ª rede no ranking nacional de supermercado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
A data marca, ainda, um ciclo de nove anos de superação, crescimento e consolidação do segmento no varejo nacional. “Acreditamos no poder da cooperação e na forma como ela pode mudar nosso redor. Hoje, chegou a hora da Coop também passar por uma mudança, sua troca de gestores. Temos plena convicção de ter pavimentado um caminho seguro e sem sobressaltos para o futuro”, disse Marcio Valle, ao introduzir votos de sucesso ao novo presidente.
O presidente declara, ainda, que Mattos possui ampla visão de negócios e tem larga experiência em gestão. “Há 21 anos ele esteve próximo da Coop como conselheiro e diretor executivo. Agora conduzirá nossa organização no caminho do desenvolvimento e do crescimento, na busca incessante pela competitividade, e na consolidação digital, sem abrir mão do bem mais precioso da Coop: a filosofia cooperativista”, salienta.
Em 2013, a Coop exibia números robustos com faturamento bruto próximo a R$ 1,9 bilhão e agora, no balanço de 2021, esse valor passa de R$ 2,7 bilhões. Com uma base ativa de 1,2 milhões de cooperados, contabilizou mais de 530 mil associações nos últimos 10 anos.
Mesmo após dois anos de pandemia, a Coop mantém quadro estável de colaboradores, cerca de 6 mil que dia a dia fortalecem uma marca que é bem próxima e tida como parceira de seus consumidores.