Com a inauguração da loja da avenida Piraporinha, em São Bernardo, no dia 31 de março, a rede Havan se consolida como uma das que mais crescem no país, devendo chegar ao final deste ano com crescimento de 20% e faturamento de R$ 15 bilhões. A futura loja é uma amostra deste potencial de crescimento, oferecendo 350 mil itens em dentro de um prédio de 20 mil metros de área construída. O empresário e dono da rede, Luciano Hang disse, em entrevista ao RDTv, que estará presente na inauguração, chegando um dia antes para conferir se tudo está dentro do padrão da rede.
“Essa é uma loja que vai encantar todo o ABC principalmente São Bernardo. Tem estacionamento enorme, 20 mil metros quadrados, mais de 350 mil itens, é praticamente um shopping; uma loja onde você encontra tudo para você, sua família e sua casa. Tem também área de alimentação, é uma loja única. Eu costumo dizer que a Havan é uma loja diferente não só no Brasil. Eu viajo o mundo todo e com esse perfil de loja praticamente somos únicos no mundo. É um atacarejo que vende diversos produtos para a classe A,B,C e D com preços muito competitivos”, disse o empresário ao jornalista Leandro Amaral.
A loja terá 150 colaboradores diretos e vai funcionar das 9h às 22h, inclusive nos sábados, domingos e feriados. “A Havan fecha um ou dois dias por ano, no Natal e Ano Novo. Temos praticamente três turnos para trabalhar, pagamos o PPR (Plano de Participação nos Resultados), que é o décimo quarto salário, então viemos para a cidade para somar no emprego, na qualidade de vida e trazer um equipamento de vendas único no Brasil. Tenho certeza que São Bernardo está ganhando um grande presente no dia 31 de março”, continua Hang.

A Havan está presente em 25 estados do país, faltam Roraima, Amapá e Ceará que ainda não têm uma loja da marca. Hang conta que a pandemia atrasou o cronograma de inaugurações da rede, não fosse a emergência de saúde pública já seriam 200 Havans em todo o país. Mesmo com as dificuldades de insumos na área de construção civil como ferro e cimento, fator que inclusive adiou a conclusão da obra em São Bernardo, a marca abriu 10 lojas em 2020 e 15 ano ano passado. Este ano outras 10 novas lojas devem ser inauguradas.
Instalação da Havan em Santo André foi adiada
Luciano Hang disse que uma das lojas que já poderia estar funcionando, mas seus planos foram adiados foi a de Santo André. A rede planejava inaugurar uma Havan na Avenida dos Estados. “Chegamos a acertar o terreno do lado do Assaí, mas tivemos que recuar um pouco por causa da pandemia, que deixou sem material de construção, como ferro sem cimento, mas sonhamos em montar nossa loja em Santo André”, explicou. Como este, outros 60 terrenos já estavam acertados e com a pandemia os planos foram congelados. Porém Hang disse que Santo André continua nos planos futuros da rede. “Vamos ver Santo André à partir do ano que vem”, anuncia.
A rede é grande em todos os quesitos, são 22 mil funcionários e a previsão é de encerrar esse ano com 25 mil. O grupo investe principalmente nas vendas presenciais, mas também tem um vertente importante nas vendas on-line que já representam entre 5% e 10% do total segundo explicou o empresário. “Vínhamos crescendo ao ano, até 2019, entre 40% e 45%. Em 2020 a gente conseguiu empatar, porque veio a pandemia muito forte, em 2021 crescemos 25% e esse ano esperamos crescer perto dos 20% com faturamento de R$ 15 bilhões”, conclui.