
A rua Vicente Ferreira, no bairro Jardim Mauá, começou a ceder para dentro do córrego, em razão de um processo de erosão que tem piorado por conta das fortes chuvas de verão. Apesar do risco, motoristas e pedestres de Mauá insistem em atravessar a via estreita.
Ginomar da Silva, coordenador de logística e morador da região, relata que a rua começou a desmoronar em fevereiro, logo após o início do período de fortes chuvas, e o medo é que o desmoronamento chegue até as casas. “Se não for feita uma barragem, a erosão vai chegar até as casas”, conta.
Motoristas continuam atravessando a via em alta velocidade e correm o risco de derrapar e cair com o carro dentro do córrego. Em determinado trecho, a via não suporta dois carros de uma vez, e pedestres passam pelo lado das residências. Em período de chuvas, a atenção deve ser redobrada para que não aconteça acidentes.
Silva relata que moradores colocaram cavaletes na via para alertar sobre o perigo, mas os alertas foram “engolidos” pela erosão. Agora, os moradores temem que demore a revitalização da rua e que o desmoronamento chegue até as residências.
Resposta da empresa
Em nota, a Prefeitura de Mauá informou que a Defesa Civil do município, recentemente, realizou vistoria no local e identificou a necessidade de obras. A Prefeitura está pleiteando junto ao Governo do Estado, por meio do programa Nossa Rua, o estabelecimento de parceria para execução das intervenções no local. O projeto básico já foi elaborado e encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Regional e até o final do mês será encaminhado o projeto executivo.