
Com intuito de minimizar os impactos da pandemia na Educação, Santo André lançou o programa “Toda Criança tem Direito de Aprender”. A iniciativa promove reforço escolar dos anos iniciais e ocorre nos 12 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), espaços destinados até então para atividades complementares na rotina dos alunos.
Para esta iniciativa, a Secretaria de Educação conta com formação sistemática conjunta dos monitores de atividades pedagógicas e monitores de ações complementares, planejamento articulado semanal das atividades, utilização de material didático específico e avaliações periódicas. Os resultados serão objeto de análise, reflexão e fundamento para novas ações.
A adesão dos alunos para o reforço é realizada a partir da avaliação da equipe escolar que acompanha o avanço das crianças não alfabetizadas do terceiro ao quinto ano. São duas horas semanais de aula, ampliando para sete horas o tempo de permanência no espaço escolar – das 11h às 13h para as crianças que estudam das 13h às 18h e das 12h às 14h para as crianças que frequentam a escola das 7h às 12h.
Monitora pedagógica do Cesa Vila Sá e integrante do programa “Toda Criança tem Direito de Aprender”, Alcione Luzinete da Silva externou a expectativa para desempenhar esse novo desafio no reforço escolar. “Passamos por treinamentos e formação no ultimo mês e já dispomos de material completo para as aulas. Nossa proposta agora é suprir essa necessidade de interação com o aluno em sala de aula, com um olhar mais direcionado às necessidades de cada um”, afirmou.
Avaliação diagnóstica
Na retomada do ensino presencial, em 2021, a Secretaria de Educação realizou avaliação diagnóstica para analisar os níveis de aprendizado dos alunos em quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
A iniciativa, liderada pela Profª Drª Maria Inês Fini – reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas –, aplicou provas apresentadas no formato digital, via Plataforma iClipe, contribuindo para que a rede municipal pudesse trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos no período do ensino remoto. Sendo assim, os profissionais têm acesso a informações que permitem mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, funcionando de fato como um diagnóstico.