A Escola de Gastronomia Chef Gourmet inaugurou neste sábado (12/03) sua unidade em Santo André, no bairro Jardim. É a 16ª franquia em São Paulo e a 76ª no Brasil. Ao RDtv, o CEO da instituição, Josemar Lopes, explicou sobre as novidades dos cursos e relatou que mesmo em tempos de pandemia do Covid-19, a procura e o interesse pelos segredos dos principais pratos nacionais e internacionais aumentou.

São 13 cursos disponíveis na escola: Bartender; Chef Boucherie; Chef de Cuisine; Chef de Cuisine Jr.; Chef Pâtisserie e Boulangerie; Cozinha por Hobby; Cozinheiro Profissional; Gestão de Negócios; Inglês Cultural; Panificação e Confeitaria por Hobby; Pizzaiolo Profissional; Sommelier por Hobby; e Sommelier Profissional.
“Um dos diferenciais da Chef Gourmet é que tem matrícula aberta 365 dias por ano, não paramos. Temos turmas todos os dias. Claro que não é só isso, nossas aulas são 100% práticas, temos hoje, com certeza, a maior escola de gastronomia do Brasil”, disse Lopes. Para os cursos os alunos podem ser tanto os mais experientes quanto os novatos. Alguns cursos contam com um período curto de alguns meses e outros são de dois anos.
Questionado pela escolha de Santo André, Josemar Lopes afirma que foi uma junção de demanda de mercado somada a necessidade. “Mesmo em período de pandemia e pós-pandemia o mercado está muito carente nessa questão de cursos na área de gastronomia, da alta gastronomia e a Chef Gourmet vendo esse campo em Santo André, uma grande cidade, trouxe essa estrutura”. Uma nova unidade na região é planejada para ser inaugurada em outubro, em São Bernardo.
Curiosidade
A área da gastronomia ficou cada vez mais popular nos últimos anos, levando em conta a quantidade de programas de televisão ou mesmo espaços para se falar deste assunto, independente se para amadores ou profissionais. Tal fato também é sentido na Chef Gourmet, principalmente levando em conta o mercado de trabalho.
“A gastronomia vem crescendo muito de uns cinco ou seis anos para cá, então realmente as pessoas se interessam bem mais, tanto por status quanto pelo profissional. Hoje a gastronomia movimenta em torno de R$ 450 milhões no mercado do Brasil, é um setor amplo que movimenta muito e que é responsável por 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do nosso país”, salientou o CEO.