
A Prefeitura de São Caetano e o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) celebraram acordo para a Escola Paralímpica de Esporte. O programa prevê capacitação de profissionais de Educação Física para inclusão de alunos com deficiência às atividades esportivas, além da abertura de 60 vagas para estudantes (entre 8 e 17 anos, com deficiência) treinarem no Centro de Treinamento Paralímpico, situado no km 11.5 da Rodovia dos Imigrantes.
“É um programa que amplia a nossa contribuição ao Esporte Paralímpico Brasileiro e à qualidade de vida da pessoa com deficiência. Em breve iniciaremos a construção do Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.
Coordenador técnico do CPB, David Costa lembrou que a Escola Paralímpica do Esporte já é realizada em parceria com 160 entidades governamentais e não governamentais – mais de 40 mil profissionais da Educação já receberam a capacitação. “É uma formação complementar para que os profissionais trabalhem a inclusão na prática. O objetivo é não deixar nenhum aluno de fora da aula de Educação Física. Além disso existe a outra vertente, dos treinamentos. Assim, ajudamos a realizar o sonho da criança em ser esportista, quem sabe até um atleta de alto rendimento”, considerou.
Os 60 alunos que preencherem as vagas terão acesso a esportes paralímpicos no contraturno escolar. As atividades serão realizadas duas vezes por semana, à tarde. O CPB oferecerá o espaço físico, uniformes, profissionais qualificados e lanche. Em contrapartida, a Prefeitura disponibilizará um responsável para acompanhar o transporte, além de divulgar o curso junto aos profissionais de Educação Física e criar meios para que estes realizem o curso, que é presencial e online.
As inscrições deverão ser abertas nas próximas semanas.