
O monumento ao Presidente Getúlio Vargas, situado na praça Ministro Salgado Filho, na vila Guiomar, em Santo André, se tornou alvo de vândalos. Inaugurado com um busto de bronze, base em concreto e placa em bronze redonda, o monumento conta atualmente apenas com a base em concreto – esta completamente pichada.
Antonio Pastorelli, morador do bairro, diz que a homenagem para o Getúlio Dornelles Vargas, presidente do Brasil entre 1930 e 1945, faz parte da história de Santo André há mais de 55 anos e que quando criança brincava na praça perto do busto.
O morador relata que há meses o monumento foi alvo de vândalos, e pede manutenção por parte do poder público desde o mandato do ex-prefeito Aidan Ravin, mas nunca teve respostas. “A placa e o busto não precisa ser de bronze, pode ser de gesso ou cimento, apenas queremos a restauração”, diz.
A nova sede do 4º DP (Distrito Policial) fica em frente à praça e as pessoas que vão fazer boletim de ocorrência se deparam com o monumento deteriorado. O morador relata que outros moradores pediram sua ajuda para que conseguissem ser ouvidos para que fizessem além da capinação, a manutenção necessária do busto.
Questionada, a Prefeitura de Santo André não se manifestou até o fechamento da reportagem.