
Com poucos dias da nova fase do programa de imunização, o ABC já alcançou mais de 2.200 aplicações de quarta dose da vacina contra covid em idosos com 80 anos ou mais. Os números foram coletados em São Bernardo, Rio Grande da Serra e São Caetano. As demais cidades não divulgaram o número de doses aplicadas.
Veja como a nova fase da vacinação contra a covid é realizada em cada cidade.
Santo André
O município já iniciou a vacinação em idosos com 80 anos ou mais com 4a dose vacina contra covid-19. A cidade vacina apenas mediante agendamento, nos drives (Global, Craisa e Carrefour) e nos shoppings (ABC e Santo André – Shoppinho).
A vacinação em idosos acamados e com dificuldade de locomoção domiciliados também já começou e será iniciada nesta semana nas Instituições de Longa Permanência.
São Bernardo
A quarta dose da vacina contra a covid-19 é aplicada em idosos de 80 anos ou mais desde sexta-feira (18/03). Idosos de 90 anos ou mais estão sendo vacinados em domicílio. O grupo de 80 a 89 anos, que tenha tomado a terceira dose há pelo menos 4 meses, deve dirigir-se a uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a imunização, por livre demanda, conforme o horário de atendimento de cada unidade. A vacinação em Instituições de Longa Permanência é feita in loco pelas equipes da Atenção Básica. A cidade já aplicou a quarta dose da vacina contra a covid-19 em 1.162 idosos de 80 anos ou mais.
São Caetano
A cidade realiza a vacinação no drive thru da Garagem Municipal, nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência) e em idosos acamados, em suas residências. Vacinação deve ser feita mediante a agendamento no site da Prefeitura pelo link portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos. Foram 1.020 idosos agendados para tomar a quarta dose até esta segunda-feira (21/03).
Diadema
Em Diadema, a aplicação de doses em idosos com 80 anos ou mais está disponível desde segunda-feira (21/03) e o município já deu início a vacinação dos idosos de 60 anos ou mais. A imunização dessa população acontece nas 19 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até as 18h. A UBS Piraporinha está em reforma e quem está referenciado nesta unidade deve procurar a UBS Nova Conquista para receber a vacina.
Para receber a segunda dose adicional, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e Carteira de Vacinação (comprovantes na cor azul). Mais informações em: http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27792-diadema-antecipa-4-dose-da-vacina-a-idosos-a-partir-de-60-anos
Mauá
A aplicação da quarta dose em idosos com 80 anos ou mais começou nesta segunda-feira (21/03). Nesta primeira etapa da aplicação da quarta dose não está sendo feito agendamento on-line. Nas casas de repouso, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde estão agendando a imunização dos idosos com 80 anos ou mais diretamente com as instituições, já o restante do público pode se vacinar ocorre nas 23 UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 16h – as unidades Magini, Flórida e Zaíra 2 funcionam das 9h às 20h.
Ribeirão Pires
Ribeirão Pires realiza a aplicação da vacinação da 4ª dose em idosos com 80 anos ou mais que tenham quatro meses completos da 3ª dose e , não é necessário agendamento. A pessoa pode procurar uma das 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família, próxima da residência, das 8h às 16h, de segunda à sexta. E aos sábados apenas na UBS Centro, no mesmo horário.
A equipe da Vigilância epidemiológica marca uma data e vai até a casa de repouso para a realização das vacinas nos idosos que vivem nas ILPs
A Administração afirma que por conta de um problema na rede de internet não foi possível realizar o fechamento de doses aplicadas hoje na cidade.
Rio Grande da Serra
Rio Grande da Serra aplicou 20 vacinas referentes a 4a dose em idosos com mais de 80 anos. Para receber a vacina, o idoso deve ir a uma das 8 UBS da cidade e não é necessário agendamento.