
O Governo do Estado anunciou a antecipação da Campanha de Vacinação contra Influenza para o próximo domingo (27/3). E seguindo o calendário estadual, seis cidades do ABC darão início à imunização de idosos. São Caetano informa que se antecipa ao Estado e a imunização terá início já nesta sexta-feira (25/3), das 8h às 17h, no Drive-thru da Garagem Municipal, na av. Presidente Kennedy, 2.100.
A imunização, destinada exclusivamente a idosos com idades a partir de 80 anos, até o dia 2 de abril, será realizada por agendamento prévio, realizado no site da Prefeitura. Ao comparecer ao local, o morador deve apresentar o comprovante de agendamento, documento com foto, carteirinha de vacinação e comprovante de residência.
A cidade já recebeu 8 mil doses da vacina contra a influenza, que é trivalente e protege dos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que foi o responsável pelo surto de gripe em todo País no final do ano passado.
Duas cidades vão aderir ao “Domingão da vacinação”, no próximo dia 28 de março. Santo André vacinará moradores com idades acima de 80 anos, em quinze pontos, das 8h às 17h, neste domingo (27/3). São eles: USF (unidade de saúde da família) Dr. Moysés Fucs, no Jardim Santo Antônio; unidade de saúde (US) Jardim Santo Antônio, no Parque João Ramalho. Policlínica Parque das Nações; Centro de Saúde Escola Capuava; US Vila Guiomar; US Jardim Alvorada; Policlínica Paraíso; US Cidade São Jorge; USF Jardim Carla; USF Jardim Carla; USF Vila Luzita; USF Jardim Irene; Clínica da Família Cipreste; USF Recreio da Borda do Campo; USF Parque Miami e Craisa (drive-thru) – acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia, no bairro Santa Terezinha.
A partir de segunda-feira (28/3) até o dia 1º de abril, a vacinação se concentra no Carrefour (drive-thru), na Avenida Pedro Américo, 23, Vila Humaitá. Santo André recebeu 29 mil doses do imunizante contra a gripe. Em nota, a Prefeitura informa que seguirá o calendário determinado pelo Governo do Estado e pretende vacinar 95% do público-alvo, em toda campanha.
No domingo (27/3), Rio Grande da Serra também realizará mutirão. O munícipio recebeu 2,1 mil doses e a imunização, destinada a moradores com idades a partir de 60 anos, será realizada nas unidades básicas de saúde (UBS) Santa Tereza, Centro, Vila Lopes, Vila Niwa e Vila Conde, das 9h às 16h. A partir de segunda-feira (28/3), a vacinação ocorrerá nas oito UBS da cidade, das 9h às 16h. Os moradores devem apresentar carteira de vacinação branca, dos anos anteriores em que tomaram a vacina da gripe (influenza), e a carteira de vacinação do covid-19 para atualização das doses, além de RG e CPF.
Diadema
Outras cidades do ABC anteciparam a imunização dos idosos para a partir da próxima segunda-feira (28/3). Em Diadema, a vacinação priorizará idosos com idades a partir de 80 anos. A aplicação das doses vai acontecer nas 19 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Os usuários da UBS Piraporinha, atualmente em reforma, deverão procurar a UBS Nova Conquista para se imunizar. Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis no site da Prefeitura.
Também na segunda-feira, Ribeirão Pires iniciará a imunização de idosos com idades acima de 60 anos e profissionais da saúde. As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (Centro e Centro Alto) e de saúde família (Jardim Caçula, Valentina, Guanabara, Luzo, Vila Sueli, Santa Luzia, Ouro Fino e Quarta Divisão), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No momento da vacinação, o morador deve apresentar documento com foto, número do CPF, carteirinha de vacinação e, aos profissionais de saúde, comprovante de atuação na área.
São Bernardo informou que também dará início à vacinação contra a gripe na segunda-feira, mas não deu mais detalhes.
Até o fechamento desta matéria, Mauá não enviou informações.