
Localizado na rua Doutor Benedito Meireles Freire, na Vila Vitória, em Mauá, o antigo Centro de Referência em Saúde recebeu denúncias por estar sem manutenção há cerca de dois anos. Para piorar a situação, os moradores locais denunciam que o equipamento, todo pichado, se tornou ponto de tráfico de drogas.
Por morar próximo ao antigo equipamento de saúde, o comerciante e morador local, Rafael Garcia, relata que observa matagal, sujeira e até pontos de alagamento, constantemente, em razão da falta de manutenção. “Um tempo atrás ocorreu uma chuva forte que alagou tudo, ficou sujo e com canos entupidos. Parece que ninguém faz manutenção lá”, comenta.
Na tentativa de contornar a situação, o morador diz ter registrado denúncia na Prefeitura, mas que até o momento nada foi feito. “Disseram que iam averiguar a situação do local, mas até agora nada. Está abandonado”, salienta Garcia.
Em razão do abandono, o morador comenta que se sente inseguro ao passar pelo local, por conta da escuridão durante à noite e da entrada e saída de pessoas na casa. “Já vi algumas vezes a PM passando e agentes indo lá dentro e saindo com pessoas na viatura. Acho que usam o lugar para se esconder, traficar drogas e outras coisas do tipo”, diz.
Contatada pelo RD, a Prefeitura informa que a unidade não está abandonada, sendo que ali funciona o CRS – Centro de Referência em Saúde. Em 2018, durante a gestão anterior, o prédio anexo (criado para realizar atividades em grupo) sofreu avarias no telhado por conta das chuvas e, desde então, não sofreu reparos. O CRS tem previsão de passar por reforma em 2022, mas ainda sem data definida.