
Um morador de Mauá, que preferiu não se identificar, reclama do barulho provocado por um bar situado na rua André Magini, altura do número 20, na Vila Magini. Segundo o munícipe, desde dezembro do ano passado, o local promove shows aos finais de semana, até 1h da madrugada, o que prejudica quem vive no entorno.
Mesmo com o calor, o munícipe conta que para conseguir dormir precisa fechar a janela. “O som alto dos shows ao vivo acorda meu filho, e ele precisa ir à escola pela manhã”, conta. “Eu também preciso trabalhar logo cedo e não consigo descansar por conta do barulho”, reclama.
O cidadão comunicou, já em reportagem do RD, que tentou realizar denúncias na Guarda Civil Municipal (GCM) e na Polícia Militar, porém, o problema continua. “Toda vez que ligo me dizem que a ocorrência já está registrada e que a viatura já está indo até o local, mas não aparece viatura em lugar nenhum. Não fiscalizam de forma nenhuma”, comenta.
Em Diadema, Lourival Dias Santos, residente do Parque Real, passa pelo mesmo incômodo. Conta que há um bar na avenida Dr. Ulysses Guimarães que, durante o final de semana, fica com o som alto até meia-noite e, mesmo um pouco distante do bar, consegue ouvir o barulho de casa. “Não consigo dormir ou descansar durante o final de semana, o barulho é intenso e perturbador ao ponto de eu não conseguir ouvir a televisão”, diz.
O morador comenta que apesar de ter realizado denúncias à Guarda Civil Municipal e na ouvidoria da GCM, não teve o incômodo solucionado. “Eles só cadastram a reclamação, mandam o número de protocolo e dizem que uma viatura irá até o local. Mas não vem ninguém”, expressa Dias Santos.
Diadema informa, em nota, que a fiscalização já notificou o estabelecimento, em dezembro, por atividade comercial após as 23h. A nota comenta que o Paço tem realizado ações integradas de fiscalização com as pastas de Meio Ambiente e Habitação e Desenvolvimento Urbano para medições de ruídos em estabelecimentos comerciais que realizam atividades sonoras sem a devida licença ambiental e alvará de licença e funcionamento, e que o local será incluído nas rondas noturnas. Se constatada a infração, o proprietário será notificado a paralisar a atividade sonora, imediatamente.
Em contato com a Prefeitura de Mauá e a Polícia Militar, as mesmas não retornaram até o fechamento da reportagem.