O governador João Doria e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (ambos do PSDB), entregaram nessa segunda-feira (28/03) a nova sede do 6º DP da cidade, localizada na avenida Walace Simonsen, no bairro Nova Petrópolis. O novo equipamento substituí a sede antiga que estava em um prédio alugado no bairro Baeta Neves.

Segundo o Governo do Estado, a obra que teve início em agosto do ano passado e que durou sete meses, gerou um equipamento que tem sala de plantão, três cartórios de escrivães, três salas de investigação, duas de delegados, uma para o investigador chefe, uma para escrivã chefe, cartório central, depósito de objetos apreendidos, sala do cofre e uma para reconhecimento fotográfico, além de dependências de custódia (feminina e masculina).
O Estado ainda aponta que o novo local beneficiará 200 mil habitantes. Em 2021, a equipe da região deteve 238 pessoas, recuperou 373 veículos furtados ou roubados e apreendeu 14 armas de fogo.
“Primeiro, obviamente, é a dignidade dos policiais e das pessoas que procuram o serviço. O 6º DP, além de fora de área, estava muito acanhado, uma delegacia muito maltratada, se podemos dizer assim, e hoje estamos em um prédio novo, com instalações confortáveis e além de obviamente melhorar o nosso trabalho, podemos atender a população com dignidade”, comentou o secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin.
Durante o discurso, Orlando Morando evidenciou o fato de a cidade ter reduzido o número de prédios alugados para as mais diversas áreas. “Quando cheguei ao governo gastávamos R$ 5 milhões em aluguel de vários prédios para polícia, saúde, educação e tantos outros. Agora gastamos R$ 300 mil e queremos zerar esse número”.
Doria focou no aumento salarial de 20% dado aos agentes das forças de segurança e que está valendo desde o início do mês. “Depois que foi feita a reforma administrativa e a reforma previdenciária conseguimos dar aos policiais civis e militares, agentes de segurança e aos demais trabalhadores de uma só vez o maior aumento da história”, disse o governador que também falou de outros equipamentos que foram comprados para todo os municípios como drones, câmeras que foram acopladas aos uniformes dos policiais, veículos blindados e armamento.
Concurso
Youssef relatou que um dos próximos passos será o novo concurso público da Polícia Civil que terá suas inscrições encerradas em abril. Serão contratados 1,6 mil escrivães, 900 investigadores e 250 delegados. Apesar dos números, o secretário executivo afirma que ainda serão necessárias outras seletivas para conseguir acabar com o déficit na corporação.