
Neste sábado (2/4), Santo André promove a entrega da creche Padre Alfredinho, no Jardim do Mirante. A unidade, décima construída nesta gestão, recebeu o investimento na obra de R$ 7,5 milhões.
O equipamento tem capacidade para atender até 350 crianças entre 0 e 3 anos de idade em períodos integral e parcial. O local conta com dez salas de aula (três berçários e sete salas para crianças de 2 e 3 anos), um lactário e três refeitórios, além de brinquedoteca, ateliê e sala multiuso. Foi feita também a implantação de 169 metros quadrados de canteiro de vegetação com o plantio de grama esmeralda, 14 árvores nativas e 42 arbustos.
Durante a cerimônia, Paulo Serra, prefeito da cidade avalia a rede municipal de educação e aponta os resultados obtidos até o momento.”Nossa equipe faz levantamentos permanentes sobre a demanda, o que determina o planejamento da gestão. Com a entrega dos equipamentos, criamos efetivamente 3,5 mil vagas diretas, além das 17 escolas que foram integradas ao município, o que trouxe mais 8 mil estudantes que estão sob nossa responsabilidade. Ao todo, temos cerca de 40 mil alunos na rede”, afirma.
Desde 2019, já foram inauguradas as creches Cata Preta, no bairro Cata Preta; creche Padre José Mahon – Mirante II, no Jardim do Mirante; creches Guaratinguetá I e Larah Santos Campos – Guaratinguetá II, no Jardim Alzira Franco; creches Eloá Cristina Pimentel da Silva e Padre Attilio Taricco, no Jardim Santo André; creche Jardim Rina; creche Edson Felix dos Santos Bigodinho – Jorge Beretta, no Parque Erasmo Assunção, e creche Profª Iara Balieiro Lima, no Tamarutaca.
A previsão é que sejam construídas mais três creches na cidade até 2024, duas no segundo subdistrito e uma na região do Centreville. A administração pretende entregar em oito anos pelo menos 13 creches aos moradores de Santo André.