
O número de casos de dengue e chikungunya tem preocupado o poder público. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre deste ano, o ABC registrarou 26 casos de dengue e outros quatro de chikungunya. Na comparação com o mesmo período do ano passado, foram 68 casos a menos (72,34%), mas ainda assim, o número ainda preocupa.
No período mais chuvoso do ano, São Bernardo apresentou o maior número de diagnósticos positivos de dengue: foram nove confirmações, sendo seis autóctones e três importados. Também no período, de janeiro a março, outros quatro casos importados de chikungunya foram confirmados no município.
Para impedir a proliferação do mosquito transmissor das doenças, as cidades seguem o Plano Nacional de Controle do Aedes Aegypti, criado pelo Ministério da Saúde. Em nota, os municípios informam orientar a população com ações educativas, além de desempenhar iniciativas de combate às arboviroses em pontos desativados, escolas e outros locais onde há notificação e/ou casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica.
Veja como evitar a proliferação do Aedes Aegypti
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
- Deixar as lixeiras bem tampadas.
- Colocar areia nos pratos de plantas.
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
- Limpar as calhas.
- Cobrir piscinas.
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
- Limpar a bandeja externa da geladeira.