
Criado como um movimento de iniciativa da população, o Abril Verde, mês de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, tem como objetivo garantir segurança e melhores condições trabalhistas para os brasileiros. Essa data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho, pois no mês há duas importantes datas: dia 07, o Dia Mundial da Saúde e dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, acidente que aconteceu nos Estados Unidos em 1968 e provocou a morte de 78 colaboradores.
Esse importante movimento é representado por um laço verde. O laço já é um símbolo padrão de campanhas de conscientização como outubro rosa e novembro azul. A cor verde foi escolhida por representar segurança no ambiente de trabalho, além de também ter relação com assuntos da área da saúde.
De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2020, ABC registrou 10.245 acidentes de trabalho no primeiro ano de pandemia, além de 17 mortes. Apesar do grande número e por conta da disseminação do coronavírus, houve queda de 24,08% no número de acidentes em comparação a 2019, que registrou 13.496.
Para o técnico em segurança do trabalho e professor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Moacir Dias, é essencial que as empresas possuam o registro de todos os acidentes que já ocorreram no local. “Está em lei que qualquer ambiente de trabalho deve dar assistência a um funcionário acidentado e, caso ele não possa retornar a rotina por conta do acidente, deve ser indenizado e receber do INSS uma espécie de aposentadoria por não poder mais trabalhar”, explica.
Segundo Dias, o ambiente de trabalho que mais costuma ter acidentes é o da construção civil, seguida do setor industrial. “Os trabalhadores de construção costumavam sofrer muito mais antes da criação das leis trabalhistas e também da obrigatoriedade de equipamento de proteção, o mesmo acontecia nas indústrias. Apesar do grande avanço, os trabalhadores destas áreas ainda são os mais afetados”, diz o professor.
O técnico ressalta ainda a importância da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), ação realizadas todos os anos que tem como objetivo promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. Esta é uma oportunidade também de reforçar o programa de treinamento já realizado, pode-se realizar palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades que reforce este assunto.