
Santo André começou a vacinar contra a gripe nos pontos drive-thru (sem agendamento), além de imunizar contra a covid-19 munícipes maiores de 60 anos e imunossuprimidos através de agendamento. Acontece que moradores da faixa etária relatam dificuldade para se locomover até os locais de drive-thru e reclamam também da ausência de vacinas nos postos de saúde, motivo este que impossibilita a imunização da população.
Clovis Cranchi, morador do Jardim do Estádio, 74 anos, pode tomar a 4ª dose da vacina contra covid-19 junto com imunizante contra influenza. Apesar da possibilidade, em decorrência da falta de vacinas em estoque, o jornalista ainda não está imunizado. “Por ser perto da minha casa, entrei em contato com a Unidade de Saúde do Jardim Alvorada, mas não consegui as vacinas que precisava por lá”, conta. A atendente do local orientou que o paciente fosse até o drive-thru da Craisa, Shopping ABC, Auto Shopping Global e/ou Carrefour para receber a imunização.
Já no portal de agendamento para a vacina da covid-19, há aviso que uma das sete unidades de saúde da cidade abrem aos finais de semana (sábados e domingos) para imunização. Assim, quem não possui carro pode aproveitar e se imunizar. “Essa mensagem está no sistema de agendamento, mas as unidades de Saúde não abrem”, reclama.
Outro morador, que preferiu não ser identificado, diz que perto da sua residência, no Jardim do Estádio, as unidades básicas de saúde também não abrem aos finais de semana. Assim, para conseguir a aplicação dentro do prazo, se imunizou em outro município. “Acabei conseguindo me vacinar em São Caetano, porque meu filho mora lá. Mas foi sorte”, afirma.
Em nota, a Prefeitura de Santo André informa que a vacinação contra covid-19 e influenza estão disponíveis em formato drive-trhu e nos shoppings ABC e Shoppinho. A partir de segunda feira (11) a vacinação contra influenza também estará disponível nas unidades de saúde.