
Há dois meses, uma caçamba de entulhos ocupa uma vaga destinada a idosos e deficientes físicos, em São Bernardo. A vaga especial fica na rua Comendador Carlo Mário Gardano, na Vila Santa Rita de Cassia, e é utilizada por visitantes e moradores do local.
A primeira vez foram colocadas duas caçambas na vaga, há cerca de três meses. O objetivo, segundo os moradores, era que as caçambas servissem de depósito para os entulhos da reforma realizada na academia do condomínio. A primeira caçamba foi retirada logo após finalização da obra, mas a segunda – colocada por um morador do prédio – segue na vaga até hoje.
Cristiane Eugênia, moradora do condomínio e mãe de um jovem de 15 anos diagnosticado com transtorno do espectro autista, reclamou sobre a ocupação da vaga com o síndico do prédio, pois o filho precisa subir e descer da van escolar no meio da rua. “O certo era parar na vaga para que meu filho desça e suba com segurança na calçada, mas isso não acontece”, relata. Em resposta, o síndico alegou que a caçamba seria retirada.
Outros visitantes do condomínio que precisam acessar a vaga, a exemplo de idosos e portadores de deficiência, também não conseguem utilizar o espaço reservado. “A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) passou por aqui mas não tomou nenhuma providência sobre isso”, enfatiza.
Resposta
A Prefeitura informa, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, que equipes da fiscalização estiveram no local nesta segunda-feira (18/4) e advertiram a empresa responsável, que retirou a caçamba e se comprometeu a não ocupar as vagas reservadas para idosos e deficientes, sob pena de ser autuada.