
Em setembro de 2021, a Prefeitura de Santo André finalizou a obra da nova recepção do Centro Hospitalar Municipal, porém até hoje o novo acesso continua fechado, e os usuários precisam usar a entrada lateral para acessar o equipamento de saúde. Nesta semana, o RD voltou a receber reclamações de munícipes a respeito da situação da nova portaria, que desde o ano passado, é tomada por pessoas em situação de rua.
“Até inauguraram umas alas e consultórios dentro do CHM, mas o espaço segue abandonado, cheio de moradores de rua nos arredores e ninguém faz nada. Não conseguimos nem acessar a área principal do hospital”, relatou uma das reclamantes que preferiu não se identificar. Neste momento, a situação preocupa ainda mais, tendo em vista que o inverno começa a castigar os que vivem nas ruas. “Se está assim agora, pensa depois, quando o frio apertar de vez. Vai encher de gente por lá”, alerta.
Em nota, a Prefeitura de Santo André informa que o plano de modernização do CHM está em andamento. “Várias ações foram desenvolvidas, algumas já concluídas e entregues, como: nova ala de internação e pronto atendimento psiquiátricos; reforma estrutural de todo o andar térreo; reforma estrutural e instalação de 11 consultórios no Pronto-Socorro; duas áreas de internação/observação no Pronto-Socorro; novo Centro de Diagnósticos com instalação de tomógrafo de última geração (3D); sala cirúrgica na Emergência; nova área da Farmácia; novo centro administrativo”.
De acordo com a administração, outras ações estão em andamento, entre elas a finalização da recepção central, que ainda falta o mobiliário, reforma dos demais andares do hospital e substituição dos elevadores centrais.
A respeito da atual situação das pessoas em situação de rua, a Prefeitura diz realizar abordagens constantes não somente na região do CHM, mas em todas as regiões da cidade, “com objetivo de convencer as pessoas em situação de rua a irem para um dos quatro albergues de acolhimento a essa população, que totalizam 208 vagas”. No entanto, não foi apresentada solução para a problemática.