
Mais de 4 mil doses de vacina foram aplicadas nas 20 unidades básicas de saúde (UBSs) de Diadema neste sábado (30/4). O município disponibiliza três tipos de imunizantes contra covid-19, influenza e sarampo, caxumba e rubéola, de acordo com a faixa etária e calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI). Foram aplicadas 1.540 doses de imunizante contra a covid-19 e 2.556 doses de gripe – os números da vacinação contra o sarampo serão contabilizados até esta segunda-feira (2/5).
Josiane Fernandes Nunes aproveitou o fim de semana e levou a filha Mariana, de 2 anos, para tomar as vacinas da sua faixa etária. “Fiquei sabendo do Dia D pela vizinha e já trouxe minha filha para tomar as vacinas da gripe e do sarampo. Tenho outro filho e sempre deixei a carteira de vacinação em dia porque é importante e fico mais tranquila”, conta a moradora.
Já Mairla Ferreira Severo levou as gêmeas Helena e Heloisa. “Elas começaram a ir para a escolinha nesta semana, então foi bom trazer hoje para tomar as doses. Foi bem tranquilo, elas nem choraram. Agora vão estar protegidas e protegendo os demais coleguinhas”, afirma.
Algumas unidades também aproveitaram o sábado para realizar ações educativas. A UBS Casa Grande promoveu a retomada do Grupo de Gestantes. Cinco mulheres participaram da atividade e receberam orientações sobre pré-natal, amamentação, acompanhamento pós-parto e outros assuntos ligados à gestação. Com a retomada dos trabalhos do grupo, os encontros serão realizados mensalmente.
Proteção continua
As doses das vacinas aplicadas nesse Dia D continuam disponíveis, durante a semana, em todas as UBSs da cidade, das 8h30 às 16h. Moradores referenciados na UBS Piraporinha devem se dirigir ao Clube Municipal Mané Garrincha, onde funciona, temporariamente, a unidade até a conclusão da reforma do prédio da UBS. Veja os endereços no site da Prefeitura.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde. Já a dose contra influenza é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e profissionais de saúde. Veja o calendário completo no site.
A vacina de covid é disponibilizada para crianças acima de cinco anos de acordo com o prazo de cada dose. Atualmente, a quarta dose é aplicada apenas na população a partir de 60 anos e adultos imunossuprimidos.
Saúde bucal
Também teve início, neste sábado (30/4), a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal de 2022, com avaliação de 117 pessoas que passaram pelo Shopping Praça da Moça. A ação é mais uma parceria entre a Prefeitura e o empreendimento comercial.
Durante o procedimento, o profissional de saúde realizou avaliação para detectar possíveis lesões suspeitas de malignidade ou câncer em estágios iniciais. Além do exame intraoral, os participantes receberam orientações e folhetos educativos. Dos 117 exames realizados, três apresentaram alteração sem malignidade e foi realizado um agendamento para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Quarteirão da Saúde, para avaliação complementar.
A campanha, voltada para o público a partir dos 40 anos de idade, segue até 31 de maio nas unidades de saúde da cidade, sem a necessidade de agendamento. Saiba mais em: http://www.diadema.sp.gov.
Câncer bucal
Um dos primeiros sintomas do câncer de boca é o aparecimento de uma ferida, que não dói e não cicatriza por mais de 15 dias. O diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura e é fundamental para um tratamento mais efetivo. Em 2021, mais de 11 mil pessoas participaram da campanha e 14 casos de câncer bucal foram confirmados em Diadema. Neste ano, quatro moradores já receberam o diagnóstico positivo.