
O tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar é o novo comandante da Polícia Militar no ABC. A mudança de comando veio à reboque da mudança no comando geral da corporação feita esta semana pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). Gaspar substitui o coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, que ficou no comando durante um ano e 26 dias.
Gaspar passa de tenente-coronel a coronel e o CPA-M6 (Comando de Policiamento de Área Metropoliano 6) que corresponde ao ABC será sua primeira unidade de área. Ele vai comandar cerca de 3,6 mil policiais militares divididos em quatro batalhões e mais o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Antes ele atuava no EM-PM (Estado Maior da Polícia Militar) atuando junto a comando geral da corporação.
Hélio e Gaspar farão transmissão de comando na próxima semana. Hélio disse ao RD lamentar a saída da região num momento em que os resultados do trabalho que desenvolveu dá bons resultados. Ele implementou as operações ABC Mais Seguro, realizadas praticamente todas as semanas em parceria com a Polícia Civil e as GCMs (Guardas Civis Municipais) das cidades. “Não podemos nos apegar, mas acabei me apegando realmente ao ABC, não foi minha vontade sair, mas esse é parte do meu trabalho. O comando me deu uma missão para comandar uma área que tem pontos críticos”, disse. Ele vai comandar o CPI-6 (Comando de Policiamento do Interior da sexta região) que corresponde ao litoral sul e cidades do interior na divisa com o litoral Norte, a área é composta por pouco mais de uma dezena de cidades, que são servidas por sete batalhões e um Baep.
“Foi muito bom contar com toda a integração com as forças de segurança do ABC”, disse o coronel Hélio que pretende também conseguir esse apoio nas cidades onde vai atuar. “A gente focou muito nas operações e a população gostou de ver mais polícia na rua e os resultados também foram muito positivos. Em paralelo conseguimos ampliar o apoio que já havia na região, integramos as forças de segurança de diferentes modalidades, seja da Cavalaria, da Rocam (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas), do Choque, das Guardas, enfim foi um trabalho bem articulado. Agora deixo esse caminho preparado para o meu sucessor e espero que ele tenha o mesmo sucesso e até mais que eu tive na região pela qual tenho um carinho muito especial”, concluiu.