
Santo André, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, entregou nesta sexta-feira (13/05) as obras de urbanização do Núcleo Pedro Américo, na Vila Homero Thon. A ação beneficiou 121 famílias que aguardavam as intervenções há mais de dez anos.
A urbanização do local começou em 2010 e foi interrompida em 2015. A retomada ocorreu dois anos depois, logo no início da atual gestão, após a revisão dos contratos e a reorganização das finanças do município.
As intervenções incluíram reformas nas casas, implantação de redes de água e esgoto, equipamentos de micro e macrodrenagem, vielas, além de obras de contenção e paisagismo
Durante o evento de entrega, o prefeito Paulo Serra assinou ordem de serviço para o início do processo de regularização fundiária do local. Em cerca de sete meses os moradores devem receber suas escrituras definitivas, dando fim a uma espera de mais de 40 anos.
Alice Inácio mora há 26 anos no Núcleo Pedro Américo e comemorou a entrega das obras e a possibilidade de receber o título de propriedade. “O local aqui mudou muito e para melhor. Tinha muito lixo, rato e era tudo abandonado. Estou muito feliz”, completou.
Santo André entregou mais de 6 mil matrículas desde 2017, marca entre as maiores do Estado. A meta é chegar a 20 mil escrituras até 2024.