
No sábado (21/05), às 15h, a Clarín Cia de Dança apresenta o premiado espetáculo “ou 9 ou 80”, em frente ao Cine Teatro Carlos Gomes, na rua Senador Fláquer, 110 , no Centro, em Santo André.
O espetáculo “ou 9 ou 80”, que recentemente recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Melhor Espetáculo de Dança presencial de 2021, celebra a cultura do funk e passa por suas transformações, desde que surgiu como movimento até a chegada do atual passinho.
“Ou 9 ou 80” reflete sobre como os movimentos culturais periféricos retratam o que vivem, com letras que abordam temas comuns cotidianos, com suas revoltas, abismos sociais, desesperança, mas também vontades, alegria e muita criatividade.
O espetáculo traça um paralelo entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao abordar as nove mortes em um baile funk em Paraisópolis – SP e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe – RJ, que resultaram na morte de um homem. Acontecimentos que são reflexos de ações desastrosas da Polícia Militar, tratamento comum dado às populações das grandes periferias.
Embalado pelas letras do funk para narrar essa história, “ou 9 ou 80” leva ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas duas cidades, apresentando as dificuldades na vida de tantos jovens que sofrem diariamente com o racismo, a homofobia, a desigualdade social, e demonstra que, mesmo com tantos obstáculos, essas pessoas encontram nesses acontecimentos, lugares de inspiração e motivação para seguir na luta diária de viver, e viver da arte e da dança.
A ação faz parte do projeto “OU 9 OU 80” contemplado pelo Proac Expresso Editais Nº 05/2021 – Circulação de espetáculos de Dança, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.