
São Bernardo retoma a partir da sexta-feira (20/5) a recomendação para uso de máscaras de proteção em todos os locais públicos, com ênfase nas escolas municipais, estaduais e particulares. Entre abril e maio, o número de casos confirmados nestas escolas saltou de quatro para 169. A notícia foi divulgada pelo prefeito Orlando Morando, em live realizada nas redes sociais na noite desta quinta-feira (19/5).
A medida, determinada pelo Comitê de Combate ao Coronavírus, se dá pelo aumento de casos de coronavírus na cidade, que registrou 667% de elevação entre os dias 9 e 16 de maio, em comparação ao mesmo período do mês anterior.
A Secretaria Municipal de Educação vai recomendar aos alunos das escolas municipais a usarem o item de proteção individual em todos os ambientes escolares. “O frio é um agravante, nesta época do ano, por conta do clima, os ambientes ficam fechados e sem a devida circulação de ar”, diz o prefeito.
Por conta da vacinação, os casos de coronavírus registrados apresentaram sintomas leves e não houve oscilação no número de internações. “Esse aumento nos causa preocupação e vamos monitorar a doença na cidade e, continuando o aumento, decidiremos os próximos passos. Reforço que vamos decretar uma recomendação do uso de máscara, a proteção é opcional”, afirma Morando.
Durante a live, o prefeito de São Bernardo informa que as reuniões do Comitê de Combate ao Coronavírus, antes realizadas mensalmente, serão semanais para monitoramento dos casos.
Aumento de casos em São Caetano
Em entrevista ao RDtv, nesta quinta-feira (19), o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, falou sobre a suspensão das aulas presenciais na escola municipal de ensino fundamental Ângelo Raphael Pellegrino, nesta quinta e sexta-feira. As aulas serão realizadas de forma remota e a Prefeitura avalia se a retomada presencial será feita na próxima segunda-feira (23/5).
A decisão se deu a partir do registro de oito casos de coronavírus na unidade escolar (entre confirmados e suspeitos). Em nota, a Prefeitura informa que a Secretaria de Educação já recomendava o uso de máscaras em locais fechados (embora a obrigatoriedade do uso seja apenas para o transporte público e serviços de saúde) e, juntamente com a Secretaria de Saúde, avalia a situação e, caso julgar necessário, divulgará oportunamente outras medidas de prevenção.