
A partir deste sábado (28/5), a vila de Paranapiacaba oferece mais uma opção de passeio. É um roteiro rodoviário com partida em São Paulo e parada em Santo André para embarque de passageiros. A novidade foi apresentada nesta sexta-feira (27), durante encontro realizado na plataforma do Expresso Turístico para o lançamento do novo roteiro rodoviário e do espaço de coworking na vila, construída no século 19.
O prefeito Paulo Serra diz que o objetivo é tornar um destino permanente, embora já tenha eventos consagrados, como o Festival de Inverno, e expandir o turismo. “Tenho certeza que se as pessoas conhecerem a vila, isso vai virar sem dúvida uma grande potência, inclusive econômica. Com geração de renda, de emprego, qualificação e de todos que já trabalham aqui, incluindo todos os empreendedores locais”, afirma.
As iniciativas fazem parte de nova etapa do programa Empreender no Turismo em Paranapiacaba, fruto de parceria com a CVC Corp, o Sebrae e a FIA (Fundação Instituto de Administração), com o objetivo de qualificar os serviços oferecidos no local e tornar a vila histórica referência de destino turístico.
O novo roteiro turístico complementa a oferta da via férrea já existente. Com saída aos sábados e domingos da Estação da Luz (na saída para a Pinacoteca) – também com parada no Hotel Go Inn, em Santo André –, o roteiro começa a ser comercializado em todas as lojas da CVC do Brasil a partir deste sábado, com a primeira saída em 4 de junho.
O passeio, que dura o dia todo (das 8h às 17h), inclui acompanhamento de guia de turismo em todo o trajeto e apoio de guias locais da vila para tour cultural pelos principais pontos de Paranapiacaba. O custo é a partir de R$ 145 por pessoa.
Bruno Heleno, diretor nacional da CVC Corp, disse que a empresa está feliz em lançar o roteiro com a Aextour, parceira em turismo receptivo em São Paulo, porque acredita muito nesse potencial turístico de Santo André e no desenvolvimento da vila. “A CVC sempre participou do desenvolvimento de destino. Isso faz parte da gente como operadora turística. Nós ficamos muito felizes de apoiar, desenvolver a cidade e também desenvolver destinos. Ficamos mais felizes ainda de fazer isso por Santo André, essa cidade que há 50 anos nos recebe e nos apoia”, frisa.
De acordo com o diretor comercial da Aextour, Márcio dos Anjos, o roteiro rodoviário tem capacidade para atender até 200 pessoas por dia, aos finais de semana, com o Expresso Rodoviário, no fomento à atuação dos guias de turismo locais.
Espaço comunitário
Outro fruto da parceria com a CVC Corp é a inauguração de um espaço comunitário em formato coworking, em ambiente que já abriga os cursos de capacitação gratuitos da Escola de Ouro Andreense, onde funcionava a antiga Padaria do Mendes.
O local foi reformado, em parceria com a operadora. Com apoio dos parceiros Eureka e Rivera, recebeu móveis para estações de trabalho e espaços flexíveis para pequenas reuniões. A ideia é oferecer para os empreendedores da vila monitores e para a comunidade, um espaço qualificado para o trabalho e o recebimento de clientes.
O apoio da CVC Corp à Paranapiacaba faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, chamada REprograma CVC Corp, que completa um ano de atuação nesta semana e tem como objetivo, em um de seus pilares, apoiar destinos turísticos e comunidades no desenvolvimento do turismo sustentável. O projeto nasce como piloto que pode ser replicado pela CVC em outros destinos do Brasil.
Com o REprograma, a CVC Corp tem o compromisso de evoluir em diversidade e sustentabilidade. “E considerando o eixo estratégico de regenerar destinos e comunidades, é muito simbólico dar início a esse objetivo por Paranapiacaba, que fica na cidade onde a CVC nasceu há 50 anos”, completa Paula Domingues, diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp.