
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) visitará o ABC nesta sexta-feira (3/6), quando levará o programa Governo na Área para São Bernardo. A expectativa é por respostas por diversas demandas que foram colocadas nos últimos meses pelas prefeituras e pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Prefeitos e vereadores foram convidados para participar do evento no Cenforpe (Centro de Formação de Professores), junto ao secretariado estadual. Economia, Mobilidade Urbana e Saúde estão entre as áreas com demandas aguardadas.
Na área da Saúde são dois temas colocados na região. O primeiro é como o Estado vai auxiliar o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá. O equipamento chegou a receber, por algum tempo, um auxílio de R$ 1 milhão para o custeio. No município, o debate foi sobre a necessidade de aumentar o valor ou mesmo estadualizar o equipamento. A primeira opção sempre foi colocada como a mais viável. Desde o ano passado foi relatada a possibilidade de retornar o repasse com o valor de R$ 3 milhões mensais, porém, até o momento não houve um anúncio sobre o assunto.
Em São Bernardo, o debate é o processo de estadualização do Hospital de Clínicas Municipal José de Alencar. O prefeito Orlando Morando (PSDB) deixou claro o pedido logo no dia 1º de abril, primeiro dia de Garcia como governador empossado e que visitou o equipamento. O local não recebe apenas os pacientes são-bernardenses, mas é referência para a região.
Mobilidade Urbana
O processo sobre o BRT-ABC é o principal tema desta área para a região. Com as obras iniciadas em março, em São Bernardo, após solenidade com o então governador João Doria (PSDB), o equipamento segue gerando algumas dúvidas, principalmente na passagem por trechos de São Bernardo e Santo André.
Em entrevista ao RDtv nesta semana, o secretário de Mobilidade de Santo André, Almir Cicote, admitiu que não tinha informações sobre o assunto e chegou a dizer que o debate foi realizado dentro do Consórcio Intermunicipal. A proposta final para a intervenção, que tem como prazo de entrega o ano de 2023, ainda não foi apresentada publicamente.
Economia
A saída da Toyota de São Bernardo também segue como um dos temas, principalmente por ser considerada como “inevitável”. A notícia é mais uma que faz parte do processo de desindustrialização da região, fato que preocupa empresários e trabalhadores, e que é tema de uma luta travada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. Aguarda-se de Rodrigo Garcia quais são os planos para reverter a situação.