
As sete cidades da região registraram, pelo menos, 127 novos casos de covid-19 nas últimas três semanas, entre alunos e funcionários da educação municipal. De acordo com informações das secretarias de Saúde, foram 33 alunos diagnosticados com a doença e outros 94 funcionários, incluindo professores e servidores positivados.
Em Santo André, foram confirmados 26 casos de covid-19 entre alunos da rede municipal este mês, alta de 766% se comparado com o mês passado, quando foram confirmados três casos na rede, sendo um professor e dois funcionários. Ainda neste mês, 39 funcionários da Educação positivaram para a doença.
O município orienta o uso de máscaras nas escolas e também para aqueles que apresentem sintomas gripais, além da utilização de máscara de proteção em ambientes fechados. Aos que testarem positivo para covid-19, é necessário se manter em isolamento social no período de, no mínimo, sete dias.
A cidade também está com ação de distribuição de máscaras produzidas pelo programa Costurando com Amor para alunos da rede municipal. As máscaras serão entregues em todas as unidades ao longo dos próximos dias.
Apenas nesta semana, foram detectados 17 casos positivos para covid-19 entre educadores e alunos de São Bernardo, diante de um universo de 6 mil profissionais e 3.158 turmas de Educação Infantil e Fundamental. No momento, a cidade também contabiliza 39 turmas afastadas que aguardam ações de testagem.
Devido ao aumento de casos de covid-19, o uso de máscaras voltou a ser recomendado a toda população em espaços públicos e privados desde 20 de maio. A iniciativa segue orientação do Comitê de Combate ao covid no município e tem caráter preventivo. A recomendação também se estende à rede pública (municipais e estaduais) e privada de ensino. A secretaria de Educação orienta alunos das escolas municipais a usarem o item de proteção individual em todos os ambientes escolares.
Ribeirão Pires não divulgou os números do último mês na rede municipal, mas na última semana, um aluno e cinco professores foram diagnosticados com a doença. Enquanto na rede estadual, 11 professores foram afastados.
Diadema informa que 4% do total de alunos da rede municipal e 5% dos professores da rede municipal foram dispensados devido a casos confirmados de covid. Os números não foram divulgados pela administração municipal.
Nas escolas onde foram apresentados os casos confirmados, as medidas de dispensa orientadas pela Secretaria da Saúde foram tomadas. Houve casos confirmados que foram afastados, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de saúde, entretanto, as Unidades escolares não estão e nem foram fechadas.
Rio Grande da Serra não registrou casos de Covid-19 nas unidades escolares. Já São Caetano não se manifestou até o fechamento desta reportagem.