
A Feira Noturna da Praça da Moça, em Diadema, começou vender, regularmente, produtos sem agrotóxicos. Todas as quintas-feiras uma barraca da Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale) trazem alimentos da agricultura familiar para ser comercializados na única feira que funciona à noite no município.
São frutas, legumes, verduras e grãos que são plantados sem aditivos químicos e, portanto, alimentos saudáveis que ajudam manter a saúde de quem os consome. Tem, ainda, os produtos artesanais – doces, farinha de mandioca, mel, bananas chips e geleias, entre outros – feitos por famílias da região.
Para Mariana Baptista Giroto, consumidora de orgânicos há mais de dez anos, a venda dos produtos na feira da Praça da Moça é uma forma de democratizar o acesso e o consumo. “Eu trabalho em Diadema e quando soube da venda fui na feira noturna fazer uma compra e gostei muito. O preço é ótimo, bem mais em conta que dos supermercados e, além disso, por ser naturais, as frutas, verduras e legumes têm mais durabilidade”, declarou.
Outro aspecto positivo ressaltado por Mariana é que por ser cultivados sem agrotóxicos os orgânicos previnem doenças. “Depois que passei a consumi-los fiquei menos gripada”, revelou.
Estacionamento
A produção dos agricultores quilombolas também está sendo comercializada no estacionamento da Central de Atendimento – rua Marechal Floriano,289, Centro. Toda quinta-feira, das 11h às 14h, a barraca da Cooperquivale estará no local oferecendo produtos orgânicos e agroecológicos.