Em razão da pandemia da covid-19, a Diocese de Santo André planeja concentrações menores para o feriado de Corpus Christi, por considerar uma “irresponsabilidade” social e sanitária no período. Em entrevista ao RDtv, o bispo da Diocese, Dom Pedro Cipollini, explica que a Igreja está em período de retomada das atividades, mas as celebrações ocorrem com todos os cuidados e responsabilidades necessárias.
“Cada paróquia celebrará a festa de Corpus Christi com uma procissão ou confecção dos famosos tapetes em frente das igrejas, mas todas respeitando os protocolos de segurança contra a covid-19”, ressalta o bispo.
Cipollini conta que a Diocese realiza neste ano os tapetes solidários, em que os fiéis montam os tapetes com alimentos que serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Mesmo que este ano não iremos realizar as grandes procissões, vamos fazer uma procissão menor no corredor central da igreja, junto ao tapete feito com os alimentos doados. Isto é muito significativo, já que este feriado se traduz ao corpo de Cristo dado a nós em forma de alimento”, explica.
O bispo ressalta, ainda, que por conta das consequências da pandemia, a Igreja Católica continua seguindo com atos de caridade no intuito de ajudar aqueles que mais necessitam. “Temos em todas as paróquias a distribuição de cestas básicas, coleta de alimentos, roupas e cobertores”, diz.
Ao ser questionado sobre novas ações da Diocese em razão do aumento de casos de covid-19, o bispo afirma que não há nenhuma orientação especial, como ocorreu na pior fase da pandemia, mas ainda é recomendado a higienização constante das mãos e o uso de máscaras dentro das paróquias. “Não obrigamos o uso da máscara, já que não podemos simplesmente descumprir um decreto do Estado, mas, felizmente, grande parte dos fiéis ainda utiliza dentro da igreja”, expõe Dom Pedro.
Celebrações de Corpus Christi no ABC
Em São Bernardo haverá missas às 7h, 9h, 15h e 19h. Após a missa das 9h, os fiéis seguem em procissão no entorno da Igreja Matriz.
Ribeirão Pires, em parceria com as paróquias de Rio Grande da Serra, promovem nesta quinta-feira (16), a Santa Missa de Corpus Christi, na tenda do Complexo Ayrton Senna. A celebração acontece a partir das 9h.
Em São Caetano, as celebrações serão feitas às 10h, pelo padre Paulo Borges Moraes, na Igreja Matriz. A Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema terá missas às 9h, com a procissão e a missa campal, e às 19h, celebradas pelos padres David e Edmar. Já em Mauá, as missas serão celebradas em cada paróquia, sem junção em uma única missa regional como ocorre nos demais municípios.
A Paróquia São Pedro Apóstolo, localizada na Rua São Pedro, 80, no bairro Vila Guarani, por exemplo, terá missa seguida de procissão em único horário, às 15h.