
Um modelo mais verde de negócio virou o principal objetivo de muitas empresas, que a partir de iniciativas sustentáveis buscam não buscam apenas atrair novos clientes, mas fidelizar a marca com o objetivo ambiental. A Coop investe nessa área a partir do projeto “Molécoola”, que visa a ajudar na reciclagem de resíduos sólidos. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (22/6), a coordenadora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa,
o, comentou sobre o assunto e anunciou que haverá uma ampliação deste programa no segundo semestre.
Atualmente cinco lojas da Coop em São José dos Campos, Santo André e São Bernardo contam com espaços em que clientes podem deixar embalagens excedentes que podem ser recicladas e nas drogarias há o recebimento de medicamentos vencidos que terão uma destinação específica. Desde 2019, a empresa já conseguiu reduzir em 14 mil toneladas de gases de efeito estufa pela utilização de energia de fontes renováveis, algo feito junto a Comerc Energia.
“Quando nós falamos de sustentabilidade, o que é importante entender? Qual é o impacto daquela empresa dentro da sua cadeia, dentro dos processos que ela realiza. A Coop, como uma rede de supermercados e drogarias, ela entende que temos impactos altamente positivos quando falamos que tem uma Coop na cidade e que gera trabalho e renda. Mas quando falamos de impacto negativo, algo que temos que mitigar, nós temos questões na própria questão da energia e água, e também tem a questão da gestão de resíduos”, explicou Luciana.
Outro ponto é a partir dar ao cooperado um melhor entendimento do que pode ser feito para ajudar neste plano de sustentabilidade. As sacolinhas plásticas usadas nas compras contam com dicas para dar uma destinação correta para elas, assim reduzindo a agressão ao meio ambiente.