Emanuel da Silva Santos, conhecido como Baruel, de 23 anos, suspeito de participar na tentativa de roubo que resultou na morte do motorista de aplicativo Ronaldo Andrade, no sábado (18/06) em Diadema, se entregou na manhã desta sexta-feira (24/06). Ele se entregou ao vereador Angelo Paulino da Silva, o Cabo Angelo (PV) que é policial militar da reserva e estava acompanhando as investigações desde a data do crime.

A família de Baruel combinou com Paulino um local de encontro onde ele se entregou ao parlamentar e foi levado para o 1° Distrito Policial de Diadema, que apura o crime. Segundo o vereador foi quase uma semana acompanhando o trabalho de investigação e ele próprio tinha publicado em rede social que, se Baruel quisesse se entregar, ele disponibilizaria os meios e que a integridade do rapaz seria garantida. “Graças a Deus nós acabamos de capturar o indivíduo que estava procurado na morte do motorista de aplicativo, que foi morto na rua Epitácio Pessoa. Deu muito trabalho, foi praticamente uma semana atrás de informações concretas e hoje, às 7h da manhã, a família entrou em contato dizendo que ele só se entregaria se eu estivesse presente, se pudesse acompanhar. Marcamos na casa da mãe dele e de lá viemos para a delegacia e deixamos ele”, disse o vereador em vídeo publicado em rede social.
De acordo com áudio também publicado por Paulino, Baruel admite a participação, mas disse que apenas pilotou a moto, que o comparsa é quem fez o disparo contra Ronaldo. “Eu discuti com minha mulher porque não tinha nada em casa, ela está grávida e saí desesperado. Trombei o menino querendo roubar. Eu e ele fomos, pegamos primeiro a moto e roubamos outras coisas e foi na hora que ele foi lá e eu ainda gritei para ele não atirar na vítima. Se eu estivesse na condução nada disso teria acontecido”, teria dito o jovem.
Na delegacia Baruel entregou seu comparsa, de nome Filipe, que já é conhecido da polícia. O delegado Nelson Canelói Júnior, titular do 1° Distrito Policial de Diadema, disse que o rapaz preso reconheceu o comparsa por fotos e que não há dúvidas. “Já tem até mandado de prisão e de busca e apreensão, só falta pegar esse Filipe. Consideramos o caso esclarecido”, disse. A polícia espera prender o segundo envolvido nas próximas horas. Filipe já tem várias passagens, segundo explicou o delegado.