
O governo do Estado divulgou a estatística da segurança pública referente ao mês de maio que foi o mês com maior número de assassinatos, estupros e roubos de veículo registrados no ano no ABC. Somente os roubos em geral e os furtos de veículo tiveram sensível queda.
Quanto às mortes violentas, foram 14 homicídios no mês maio sendo que até então o número mais alto era o de janeiro, com 13 mortes, uma alta de 55% sobre o mês de abril. As cidades com maiores números de assassinatos são São Bernardo, com 6 casos, e Santo André, com 5. Nestas duas cidades o número de vítimas fatais vem aumentando mês a mês. Em Diadema que abriu o primeiro mês do ano com seis homicídios, depois teve dois casos em fevereiro e um em abril. Também com nove mortes violentas, Mauá apresenta tendência de queda. São Caetano e a cidade mais estável neste quesito não tendo registrado nenhum assassinato de janeiro a maio.
As mortes têm ocorrido em situações de roubo, os chamados latrocínios, que estão mais comuns na região. Uma das mortes registradas em maio foi a do motorista de aplicativo Aldenor Machado, de 63 anos, encontrado morto no bairro do Batistini. A polícia deteve três pessoas pela morte do trabalhador e apreendeu uma adolescente. A intenção do grupo era roubar motoristas e criaram um perfil falso no aplicativo. A vítima foi agredida até a morte.
A região também teve o número mais alto de estupros, foram 60 casos, um aumento de 50% sobre os 40 casos registrados no mês anterior. Neste tipo de delito Santo André lidera com 23 casos, somando alta de 53,3% sobre o mês anterior. Em seguida vem São Bernardo, com 15 casos, alta de 50% e Diadema com 11, número 57,1% acima do mês de abril. Entre abril e maio o crime de estupro aumentou em cinco das sete cidades, somente em São Caetano manteve o mesmo total de dois casos em cada mês e em Rio Grande da Serra em que não houve casos nos dois períodos.
Em maio foram roubados 575 veículos no ABC, o número também mais alto do ano. Antes deste levantamento da SSP, o recorde do ano tinha sido em março com 558 veículos tirados das mãos dos seus proprietários por criminosos. A cidade com maior número de automóveis roubados em maio foi São Bernardo, com 196 casos, alta de 47,4% em relação a abril. Em seguida vem Santo André; foram 181 casos, alta de 54,7% sobre o mês anterior.