
As prefeituras estão buscando facilitar a inscrição de famílias no Cadastro Único ou CadÚnico, como também é chamado o cadastramento para benefícios federais, estaduais e municipais. Isso acontece porque a média de atendimentos vem subindo. As prefeituras de Mauá e Diadema já adotaram mecanismos para facilitar a inscrição, a primeira criou um site para agendamento sem a necessidade de deslocamentos, e a segunda ampliou o horário de funcionamento em três horas e meia para dar conta da demanda. Já Santo André está contatando quem já agendou para adiantar o cadastramento.
Com a inscrição no CadÚnico, é possível ter acesso aos programas sociais como Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio-gás, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e isenção de taxas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e em Concursos Públicos, entre outros benefícios.
Mauá
Desde junho os moradores de Mauá, interessados em solicitar benefícios por meio do Cadastro Único, podem agendar atendimento com a Central de Cadastro Único, dispensando a necessidade de ir presencialmente até o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). No site da prefeitura (www.maua.sp.gov.br), basta clicar no botão ‘Agendamento Cadastro Único’, localizado no menu do lado direito da página, e preencher os dados. Os CRASs, no entanto, continuam prestando esse serviço para auxiliar as pessoas que tiverem dificuldades de acesso. Além do site, os usuários também podem realizar pré-cadastro por meio do aplicativo ‘Cadastro Único’, disponível pelas lojas Google Play e Apple Store, que pode ser baixado via celular. Também é possível atualizar as informações do beneficiário, desde que não haja mudança na situação familiar.
Estão aptos a se inscrever no Cadastro Único famílias ou indivíduos com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias ou indivíduos com renda superior a meio salário mínimo, desde que estejam no perfil ou vinculadas a algum programa social (federal, estadual e municipal). Em Mauá pessoas em situação de rua, também podem se inscrever e devem ser encaminhadas pelo Centro Pop, situado na rua Washington Luiz, 625, Vila Magini.
Diadema
Em Diadema à partir de 18 de julho, o horário de atendimento do CadÚnico será ampliado em três horas e meia hora, passando a funcionar da 7h às 17h, Hoje funciona a partir das 8h às 14h30. Com a medida Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) espera conseguir antecipar o atendimento de 65% da atual demanda de cadastramentos e atualização dos cadastros. Isso foi possível com a contratação de novos estagiários e a reorganização do trabalho feito pela equipe da SASC. “Também estamos contratando uma empresa para realizar a atualização cadastral dos beneficiários do BPC (Benefício da Prestação Continuada) e do Auxílio Brasil, exigidos pelo Governo Federal. O início desta ação está previsto para a primeira semana de agosto e nossa meta é efetuar a atualização cadastral de 100% das famílias e pessoas com cadastros pendentes”, explicou a secretária Márcia Barral. “As famílias serão avisadas das novas agendas através de cartas, telefonemas e visitas domiciliares e também serão atendidas nos CRAS da região onde vivem,” afirmou a secretária.
A GECAD (Gestão de Cadastros, Programas e Benefícios no Âmbito do SUAS) é responsável pelo cadastro no Cadastro Único e nos programas de transferência de renda municipal, estadual e federal. Endereço: rua Cidade de Jundiaí, 40 – Vila Santa Dirce. Telefone para dúvidas: 4055-9100. Telefone para agendar atendimento o morador deve procurar o CRAS da sua região (clique aqui para endereços e telefones) Atendimento: segunda a sexta-feira – das 8h às 14h30 (a partir de 18 de julho, das 7h às 17h).
Santo André
Em Santo André as portas de entrada no CadÚnico são os CRAS, nove ao todo, distribuídos pela cidade. A prefeitura informa que também coloca pontos itinerantes por meios de vans adaptadas e equipamentos móveis. O atendimento é das 8h às 17h. Segundo a administração a média de atendimentos subiu; em 2021 foram realizados, em média, 2.229 cadastros por mês, neste ano a média já é de 2.394. Por isso a prefeitura resolveu agilizar o atendimento. “Até junho de 2022 as famílias que procuravam os CRAS estavam tendo seus atendimentos agendados. Atualmente, com a suplementação das equipes de entrevistadores sociais nas unidades, todas as famílias agendadas estão sendo contatadas para adiantamento das datas, o que pode ocasionar, provisoriamente, alguma necessidade de agendamento para famílias novas. Em situações normais, porém, não há filas de espera ou limitação no número de atendimentos”, informou a administração andreense.
São Bernardo
Em São Bernardo a inscrição no CadÚnico é feita no Poupatempo (rua Nicolau Filizola, 100, Centro). O atendimento é feito mediante agendamento pelos telefones 2630-6709, 2630-6718, 2630-6686, 2630-6691, 2630-6754 ou 2630-6706, no site da prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br), em “agendamento eletrônico” ou na “guia de serviços”, pesquisando por cadastro único. Outras opções são pelo site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou por meio de totem instalado na própria unidade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Com o agendamento o interessado deve comparecer ao local, são distribuídas em média 250 senhas por dia em conformidade com o padrão de atendimento do Poupatempo e realizados, em média, 4.000 atendimentos mensais. O município conta, atualmente, com 71.816 famílias cadastradas no CadÚnico.
São Caetano
A média mensal de atendimentos em São Caetano, também subiu. No ano passado a média mensal era de 183 cadastros, hoje já está em 340. Na cidade os novos cadastros são realizados no Atende Fácil (rua Major Carlo Del Prete, 651) das 09 às 16h. Atualização cadastral é feita no CRAS Nova Gerti (rua Nelly Pelegrino, 930) e no CRAS Fundação (rua Heloisa Pamplona, 316) sempre das 8h às 16h. Segundo a prefeitura não há filas.
As prefeituras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam.