
São Caetano ganhou destaque nos últimos dias ao liderar o ranking nacional como a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Sustentável, que mede objetivos colocados na Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas). Em entrevista ao RDtv nesta quarta-feira (13/7), o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) comentou sobre as ações realizadas no município e o que ainda é esperado para as festividades de aniversário.
São Caetano liderou o ranking com 65,62 pontos na classificação dos municípios brasileiros. O estudo leva em conta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.
As 13 primeiras cidades do ranking são paulistas, São Caetano é a única cidade da região entre elas. São Paulo ficou em 32º com 62,06 pontos. Santo André ficou em 296º com 57,66 pontos, São Bernardo ficou em 423º com 56,69 pontos, Mauá ficou em 690º com 59,89 pontos, Ribeirão Pires ficou em 794º com 54,20 pontos, Diadema ficou em 1.453º com 50,87 pontos e Rio Grande da Serra ficou em 1.838º com 49,48 pontos.
“Essa premiação talvez nos mostre que nós somos a melhor cidade do Brasil, sustentável, e claro, com desafios ainda serem transpostos. Ninguém está aqui trazendo um carimbo de que estamos vivendo no paraíso, muito pelo contrário, a gente sabe das dificuldades que temos que transpor no curto, médio e longo prazo, sobretudo em um momento tão grave que a economia global passa e a economia local sofre diretamente com essas consequências”, comentou o prefeito.
“Tudo isso que estamos discutindo aqui, essa premiação, esse trabalho significa qualidade de vida para os moradores de São Caetano, o que nos enche de orgulho, de honra e obviamente que do ponto de vista como prefeito eu me sinto muito realizado, no ponto de vista de gestão pública, de entregar isso para a população no mês de aniversário da cidade, mas com um fruto de trabalho de longo prazo”, concluiu Auricchio.
Aniversário
No dia 28 de julho São Caetano completa 145 anos de sua fundação e Auricchio apontou que haverá duas entregas de obras. No dia do aniversário serão entregues o Parque Matarazzo e uma Base de Inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal) no bairro Fundação.
No dia seguinte será entregue o Complexo Educacional, Esportivo e Cultura do bairro Santa Maria, que contará uma escola de Ensino Infantil com 200 vagas e outra de Educação Fundamental I e II para 650 alunos. O prefeito indicou que apesar das entregas, existe a possibilidade de uma dificuldade de vagas no Ensino Infantil, algo que é estudado para ser evitado.