
Desde a última segunda-feira (18), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem feito alterações na circulação de trens da Linha-10 Turquesa, com objetivo de dar continuidade nas obras das estações Prefeito Saladino, Utinga e São Caetano. A mudança operacional inclui a interrupção por 20 dias do Serviço Expresso, que liga os trens de Santo André à Tamantuateí, o que também tem gerado descontentamento da população.
Em entrevista ao RD, o morador do bairro Utinga, Cidenei Almeida, relata que utiliza o sistema da Linha-10 todos os dias pela Estação Utinga, mas desde que a reforma foi iniciada, tem enfrentado desafios. Isso porque o local passa atualmente por processo de instalação de elevadores, construção de rampa de acesso e adequação de interligação com o viaduto, adequações que têm interferido na vida de quem precisa utilizar a estação.
Almeida conta que para chegar ao trabalho, situado em São Paulo, era necessário somente embarcar em um trem. Agora, em razão da modernização, precisa estender o tempo dentro do transporte público até outra estação, para evitar a lentidão dos trens na linha. “Agora tenho que ir até a Estação Prefeito Celso Daniel e retornar em outro trem, sentido Brás (SP). Isso tudo porque o trem demora mais de 20 minutos”, comenta.
O reclamante diz que o trajeto faz com que ele dobre o percurso e é necessário que sair de casa muito antes do previsto para que não se atrase no trabalho. “Só saindo muito mais cedo para que eu não chegue atrasado”, relata. O passageiro diz, ainda, que a alteração na circulação da linha fez com que a estação ficasse muito mais cheia. “Acredito até que nos finais de semana a demora para que os trens passem aumente ainda mais”, salienta.
Em nota, a CPTM informa que a interdição da plataforma é necessária para que as obras sejam feitas de forma segura para os passageiros e profissionais.
Expresso será interrompido por 20 dias
Por conta das interdições, o Serviço Expresso, que circula nos dias úteis entre as estações Santo André e Tamanduateí, ficará temporariamente suspenso por um período estimado de 20 dias. A alternativa aos passageiros é utilizar o serviço 710, que estará operando normalmente no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.
Os passageiros podem esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento Central de Relacionamento da CPTM no 0800 055 0121 ou via WhatsApp (11) 99767-7030.