
Quando um aposentado não tem condições de ir ao banco para receber pessoalmente seu benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ele pode nomear um procurador. Isso pode ser feito devido a viagem, doença contagiosa ou impossibilidade de locomoção. Se o motivo for problema de saúde ou de locomoção, é necessário apresentar um atestado médico comprovando a situação.
O pedido da procuração pode ser feito pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares. Também é possível obter mais informações sobre a procuração pelo telefone 135.
Em algumas situações, por exemplo, se o aposentado não puder assinar a procuração, é necessário obter o documento por meio de cartório. Se for esse o caso, o beneficiário ou seu procurador pode saber mais pelo telefone 135.
É importante destacar que, se o pagamento do benefício ficar sem movimentação por dois meses, os valores são bloqueados. Uma situação comum é o aposentado viajar por esse período e não sacar o benefício. Por isso, se o beneficiário já sabe que não vai movimentar o pagamento por dois meses ou mais, ele deve nomear um procurador para receber o benefício e não correr o risco do bloqueio.