
O marinheiro e educador ambiental Adolfo de Souza Duarte, conhecido como Ferrugem, desapareceu na segunda-feira (01/08) durante um passeio de barco pela represa Billings. Muito conhecido nos bairros que margeiam o reservatório, Duarte conduzia uma embarcação levando dois casais para um passeio noturno, pouco depois os turistas retornaram com o barco sem o marinheiro.
A ambientalista e bióloga, Marta Marcondes, que é coordenadora do Projeto IPH-USCS (Índice de Poluentes Hídricos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul) lamentou o ocorrido e disse que costumava fazer várias viagens de barco com Ferrugem pela represa para coletar amostras de água para as pesquisas do IPH. “Temos uma parceria com a empresa dona do barco para fazer as pesquisas, senão fosse isso não teríamos como fazer o nosso trabalho. O Ferrugem ia sempre com a gente ele conhecia toda a região e achei muito estranho esse desaparecimento dele, pois ele foi criado na represa nadando por ela desde criança”, disse a pesquisadora.
Segundo Marta, através da ONG Meninos da Billings se busca trazer barcos para passeios pela represa, alguns deles à noite. Na segunda-feira Duarte saiu com dois casais de turistas, momento em que uma passageira teria caído na água. “Ele se jogou na água para trazer a mulher de volta para o barco e conseguiu, mas depois teria desaparecido”, reproduziu a professora. Após o desaparecimento de Ferrugem, os próprios ocupantes do barco assumiram o controle e voltaram para margem da represa de onde partiram, no bairro do Grajaú, na Capital.
Através da ONG Ferrugem também participava de ações de conscientização sobre a proteção do meio ambiente e também ajudava no projeto Remada na Quebrada, dando aulas de caiaque e stand-up paddle na represa para crianças de comunidades carentes que ficam próximas à represa.
Até o início da noite desta terça-feira (02/08) as buscas continuavam pela represa sem sucesso na localização do marinheiro, segundo informou a assessoria de imprensa dos bombeiros. O caso foi registrado como desaparecimento no 101° Distrito Policial da Capital.