
O musical A Borboleta Sem Asas, obra de César Cavelagna com dramaturgia de Marcos Ferraz, músicas de Marcos Okura, Ricardo Brunelli e Vinícius Loyola, chega a Santo André neste sábado (13), às 16h, no Cine Teatro Carlos Gomes. Babi é uma borboleta que nasceu sem asas e no decorrer da história conhece outros insetos que ajudam em sua trajetória.
A peça, que ganhou versão atualizada em 2019, foi criada em 1996, a partir de um desejo de César Cavelagna e Marcos Okura em discutir o assunto da deficiência com os pequenos. O sucesso da abordagem foi tamanho que A Borboleta Sem Asas ganhou duas montagens profissionais para o palco, uma delas da extinta Cia de Teatro Rock, de Ferraz, Okura, Fezu Duarte e Fábio Ock; uma montagem criada por estudantes ao fim de uma oficina de teatro e uma adaptação audiovisual para o programa Teatro Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Em julho de 2022, o espetáculo fez uma temporada de sucesso no Centro Cultural Fiesp/SESI.
A nova versão, com direção assinada por Bebel Ribeiro e Paula Flaibann, aposta na proximidade com as crianças da nova geração. Para isso, algumas adaptações foram feitas, como músicas que flertam mais com o pop e a principal ocupação das borboletas que hostilizam Babi – se na versão original elas eram modelos, agora elas são digital influencers. “É uma versão da Borboleta para os anos 2020”, diz Marcos Okura, que acompanhou o processo de criação da peça como supervisor artístico.
O espetáculo é ambientado em um grande jardim, onde vários animais e insetos buscam viver em harmonia. Assim, à medida que segue em direção ao lago, Babi, a borboleta sem asas, conhece o caramujo Magnólio, a abelha Abel e o vagalume Lamparino, entre outros, cada um com sua particularidade. E vai descobrir, nessa caminhada, que as deficiências são eficiências singulares, um modo particular de ser e estar na vida.
Serviço
Data: sábado 13/08, às 16h
Ingressos: 50 (inteira), R$25 (meia) e R$15,00 + 1kg de alimento não perecível (ingresso social) pelo link Sympla
Classificação: Livre (Recomendado para crianças a partir de 4 anos)