
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Mauá, em Mauá, se tornou alvo de reclamações nos últimos dias. Isso porque um paciente tentou agendar consulta e só conseguiu após dois meses de tentativas. Outra paciente relata, ainda, ter esperado oito meses para ser atendida por um dermatologista.
Em entrevista ao RD, Ginomar Silva conta que precisava passar por um médico clínico-geral na UBS Jardim Mauá, mas a agenda é dividida de acordo com os endereços, o que implica na demora dos atendimentos. “Cada rua tem um dia certo para passar no médico, ou seja, se ele falta, todos perdem a consulta. Já se eu não consigo ir, tenho que aguardar um longo período até conseguir agenda novamente”, explica. “Infelizmente o atendimento é desumano, não nos dão atenção”, reclama.
A mãe de Silva, que prefere não ser identificada, também enfrenta dificuldades. A paciente precisa fazer biópsia de uma verruga que nasceu em seu nariz e por isso precisou passar no dermatologista. Em sua primeira consulta, o médico deu duas guias para que fosse realizado os exames, e uma delas foi perdida na unidade. Com isso, a mãe precisou marcar novamente uma consulta e aguardou o período de oito meses para ser atendida. “Agora vamos tentar marcar a biópsia e esperamos que não demore tanto. Por sorte o caso dela não é tão grave”, relata Ginomar.
Outros pacientes que frequentam a unidade reclamam, ainda, da ausência de respostas que justifique a demora para conseguir atendimento com médicos especialistas na unidade.
Questionada, a Prefeitura de Mauá informou que as solicitações de consultas com dermatologista são inseridas no sistema de regulação que dá prioridade aos casos mais graves. “Mesmo assim, não há espera de 8 meses para consulta”, afirmou a administração.
Em nota, a Prefeitura diz que o município realiza por mês, em média, 640 consultas dermatológicas, além de outras 40 consultas para pacientes acometidos pela hanseníase, que necessitam de acompanhamento com essa especialidade. “No caso de clínica médica, também não existe espera de dois meses por consulta. A unidade possui um programa de acesso avançado, no qual de terça a sexta, são distribuídas 50 senhas para demandas espontâneas e consultas. O munícipe deve se informar junto à equipe da Unidade que está à disposição para os esclarecimentos”, salienta.