Cerca de 644 exemplares da obra ‘Serra do Mar: a bacia do Rio Grande e seu entorno’ foram distribuídos a alunos e professores de 157 escolas do ABC e São Paulo. Com foco educacional, a obra retrata como a área metropolitana de São Paulo se relaciona com a Serra do Mar. O projeto, cujo nome é o mesmo do livro, tem patrocínio da empresa BASF, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e diretrizes da Fundação Espaço Eco.
Em entrevista ao RDtv, o sócio-fundador e diretor geral da Horizonte Educação e Comunicação, Peter Milko, dá detalhes da obra, que inclusive, traz imagens e interatividade para o leitor. Por ser um livro visual, o diretor explica que além de ter um espaço como um caderno para que o professor explore o livro em sala de aula, o aprendizado pode também ser absorvido durante a leitura, de forma individualizada.
O objetivo do projeto, segundo Milko, é transmitir o conteúdo para os alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos), além de mantê-lo disponível para toda a população. Dividido em cinco capítulos que revelam o contexto histórico da Serra do Mar, o livro também aborda a biodiversidade: as plantas, animais e reservas que tentam proteger o patrimônio ambiental e cultural Para isso, foram necessários quatro meses de trabalho, sendo três semanas pesquisa de campo.
O livro começou a ser distribuído na primeira semana de agosto em todas as escolas públicas estaduais do ABC. “O currículo aborda a Serra do Mar, mas de forma mais superficial. Agora o que trouxemos a mais, é a arte e fotografia. O livro é interativo, e queremos mostrar ao máximo a realidade aos alunos”, explica o sócio-fundador da Horizonte Educação.
Além da questão pedagógica, Milko enfatiza que os alunos também podem fazer visita de campo para pesquisa e trabalhos. Outro diferencial do projeto é que, o conteúdo, auxilia na realização de oficinas de capacitação para professores das escolas públicas participantes, previstas para o segundo semestre deste ano.
Segundo Milko, o professor que deseja realizar a visita de campo, pode optar por observar a aldeia indígena na Serra do Mar, além da estrada de ferro, que desce o Litoral e passa por Santo André. Em setembro, o projeto irá levar quatro oficinas de formação para professores de São Bernardo e Diadema, onde um pedagogo da Horizonte Educação irá orientar quais as alternativas e maneiras de trabalhar o material na sala de aula.
Pra quem deseja ter acesso ao livro e caderno do professor, estão disponíveis para download gratuito no site do projeto Serra do Mar: projetoserradomar.com.br.