
Moradores do bairro Santa Terezinha, em Santo André, denunciam a onda de roubos e furtos que têm acontecido na região. Exemplo foi a madrugada da última segunda-feira (22), quando dois suspeitos entraram em um apartamento na Alameda São Bernardo, pelo muro da construção ao lado, e invadiram um carro.
Os vizinhos do prédio perceberam a movimentação estranha e acionaram a polícia. De acordo com informações, apesar de um dos suspeitos abrir e entrar no carro de um dos moradores, os bandidos fugiram do local sem levar nada.
Em razão das tantas outras que têm acontecido, principalmente em condomínios residenciais, o síndico do condomínio ao lado diz verificar as câmeras de segurança até a madrugada. Em entrevista ao RD, Renato Moreno relata que seu apartamento é de frente para a rua e por isso ele sabe quando entram e saem dos prédios. No dia em questão, ele percebeu a luz da garagem do condomínio vizinho acesa e suspeitou da situação.
“Escuto toda a movimentação na rua e quando eu fui ver pela janela me deparei com os dois suspeitos mexendo em um dos carros. Quando eu vi comecei a gritar e outros vizinhos também perceberam e fizeram o mesmo. Ano passado furtaram uma bicicleta em nosso prédio e desde então tenho me atentado mais”, diz.
O síndico diz perceber que na madrugada muitas pessoas andam pelas ruas e observam as casas, e por isso ressalta a importância de manter os carros fechados mesmo que estejam estacionados na vaga dentro do prédio e sem objetos de valor. Apesar do susto, não foi feito boletim de ocorrência.
As estatísticas do 2º D.P (Distrito Policial), via Secretaria de Segurança Pública do Estado, mostram que o índice de furtos cresceu este ano em comparação ao ano passado. Até julho deste ano foram 685 furtos de veículos, enquanto em 2021, no mesmo período, foram registrados 499. Furtos em geral, totalizam neste ano, 677 ocorrências, enquanto no ano passado foram 553 no mesmo período.
Em nota, o Comando do 10º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano esclarece que no bairro em questão é realizado o policiamento preventivo e com fundamento nos índices criminais, ou seja, as equipes intensificam as rondas nos locais onde há conhecimento de delitos anteriores e essa ocorrência em questão não chegou ao conhecimento da Polícia Militar.
“Esclarecemos ainda que está sendo intensificado o policiamento no local citado e nas redondezas. Por fim, enfatizamos a importância do acionamento do 190 e a transmissão do máximo de informações possíveis, e que a Polícia Militar se compromete na missão de proteger todas as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública”.
Foram enviadas ao RD as imagens da câmera de segurança no momento em que o suspeito vai em direção à construção para pular o muro: