O Saeme (Sistema de Acreditação das Escolas Médicas), ligado ao Conselho Federal de Medicina, acaba de certificar o curso de Medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) com o título de Curso Acreditado, ou seja, o curso entra para um roll onde estão as maiores escolas de medicina do mundo. O objetivo é atestar a qualidade do curso. O RDTv desta quinta-feira (01/09) recebeu o médico ginecologista e diretor da área de medicina da USCS, Sérgio Makabe para falar sobre essa certificação.
“Para nós foi uma grande conquista o nosso curso de medicina receber essa certificação. Isso oficializa a qualidade do nosso curso de medicina. Desde a política do Mais Médicos houve abertura de muitas faculdades de medicina e isso fez com que houvesse uma mobilização por parte do Conselho Federal de Medicina para controlar a qualidade dos cursos. O Saeme nada mais é do que um órgão ligado à Federação Mundial de Escolas Médicas e que já é uma realidade na Europa, nos Estados Unidos e Canadá”, explica Makabe.
O diretor da área de medicina da USCS disse que os critérios de avaliação para a concessão da certificação são muito rigorosos. “São muitos critérios, um trabalho muito difícil, detalhista e criterioso que faz com que a faculdade seja analisada desde o começo até o fim do curso, a qualidade do aluno, qualidade do professor, a acessibilidade ao curso, projetos com a comunidade, analisa também o projeto pedagógico do curso e como ele é ministrado”.
Para o curso e para os alunos que saem formados da universidade a certificação abre um grande campo no mercado de trabalho, inclusive de forma internacional. “Ser egresso de uma faculdade certificada, para o mercado o aluno já tem uma outra posição e, à partir de 2024, os egressos das faculdades de medicina que não sejam certificadas pelo Saeme não poderão ingressar em programas de residência médica ou especializações nos Estados Unidos e também países da Europa, ou seja, (ter a certificação) é um passaporte para a internacionalização dos nossos alunos. Isso é extremamente significante para a nossa faculdade, oferecer essa possibilidade de internacionalização do nosso aluno”, disse Makabe ao jornalista Carlos Carvalho.
A certificação de Acreditação do Saeme-CFM também vai facilitar o intercâmbio entre as faculdades de medicina. Com isso a USCS poderá realizar pesquisas no mesmo nível das maiores universidades do mundo, como Harward, nos Estados Unidos, e Coimbra, em Portugal. “Nós entramos no roll de faculdades da Word Federation of Medical Schools, estamos inseridos dentro desse grupo de faculdades que são certificadas pela sua qualidade de ensino com parâmetros internacionais, comparados com os melhores e mais tradicionais cursos do mundo. Para a gente é um grande orgulho porque esse é o reconhecimento do trabalho da nossa equipe de colaboradores, dos nossos professores, nossos gestores, nosso reitor professor Leandro Prearo, isso é fruto de um trabalho em conjunto, focando oferecer um curso de medicina de qualidade e isso nós já estamos provando para a sociedade; que o curso de Medicina da USCS se torna um dos maiores cursos do Estado”, avalia Makabe.

Um dos aspectos analisados pelo Saeme-CFM para a concessão do selo de Acreditação do curso de medicina é o trabalho que a universidade realiza na comunidade. “A USCS já participou muito nesse momento da covid-19, com atuação ativa no Disque Covid e, no Centro de Pesquisa, participou da pesquisas para as vacinas Coronavac e Janssen. Também nos nossos ambulatórios escolas, damos assistências à saúde da mulher e da criança. Agora a tendência é aumentar esses trabalhos comunitários para que a gente mude o nosso entorno ou até mesmo o município de São Caetano com a atuação dos nossos alunos, os nossos residentes, isso vem fortificar, fortalecer todas as atividades que nós realizamos com a comunidade, tanto na atenção primária, dentro das UBSs de São Caetano, como também na atenção secundária, nos nossos ambulatórios no Hospital São Caetano. Conseguimos o nosso principal objetivo que é formar médicos com qualidade”, completa Makabe.