O ex-deputado estadual e candidato a deputado federal José Bittencourt (Avante) concedeu entrevista nesta terça-feira (06/09) ao RDtv, e falou sobre algumas de suas bandeiras, entre elas, a defesa de uma mudança no pacto federativo para melhorar a arrecadação dos municípios que contribuem mais com a União e de pautas conservadoras.

Pastor, Bittencourt enalteceu algumas situações que considera como base de um País formado por cristãos e judeus. “Uma das grandes bandeiras é a defesa dos valões da família tradicional, a defesa da vida, a defesa da honra, a defesa da liberdade. A defesa de um estado mínimo e não de um estado paternalista. Um estado mínimo que seja indutor, um estado que seja fomentador de políticas para o desenvolvimento, para o progresso e para a prosperidade”.
Na sequência da resposta, defendeu também uma melhora no debate sobre o pacto federativo, que é o conjunto de regras que determina a responsabilidade de cada ente (municípios, estados e a União) e o quanto cada um tem o direito de arrecadar para conseguir cumprir com suas obrigações constitucionais.
“É preciso que haja uma discussão ampla na próxima legislatura sobre a questão do pacto federativo. Nós temos que rediscutir o pacto federativo, ou seja, é preciso que os estados sejam mais bem aquilhados, principalmente aqueles estados que produzem mais, contribuem mais com a arrecadação de impostos, com receitas para a União e na devolutiva esses estados não são contemplados a altura, e aí que resulta a capacidade de investimentos na saúde, no transporte, na geração de empregos e na segurança pública”, justificou.
Ao ser questionado sobre as dobradas que está realizando, destacou duas oriundas do ABC, com a primeira-dama de Santo André e candidata a deputada estadual, Ana Carolina Serra (Cidadania), e com o deputado estadual e candidato a reeleição Thiago Auricchio (PL).