
Um motorista de Santo André, que preferiu não ser identificado, entrou em contato com a equipe do RD nesta semana para denunciar falhas em um semáforo localizado na região central. Ele aponta que no cruzamento das avenidas Pereira Barreto e Gilda, o fluxo de veículos é grande e o semáforo está desregulado, o que tem gerado multas.
De acordo com o reclamante, a via é muito estreita para atender o fluxo de veículos no tempo proposto, o que faz com que os motoristas parem em cima na faixa de pedestres sem sequer perceber. “Em horário de pico a situação é pior ainda, porque pelo menos dois carros são multados de uma vez só”, diz.
Os carros que entram na via para fazer o retorno precisam parar o carro neste cruzamento e aguardar a abertura do semáforo que dá acesso ao Habibs, no entanto, segundo o reclamante, apenas de nove a dez carros conseguem fazer o trajeto no tempo que o semáforo fica aberto. “Os demais que acabam em cima da faixa levam multa, porque não conseguem passar e também não conseguem voltar para trás”, explica.
O residente foi um dos motoristas que já levou multa no local, motivo este que o levou a buscar outro caminho para voltar para casa, depois do trabalho. Para voltar a fazer o trajeto antigo, o munícipe diz que o cruzamento precisaria de “mudanças para melhorias no trânsito”, como configuração na sinalização e instalação de câmeras.
Questionada, a Prefeitura de Santo André informa que a reclamação não procede, já que há um equipamento de fiscalização no local, mas está desativado. Sendo assim, por não haver equipamento de fiscalização, não há registro de infração. Todos os ambientes de mobilidade urbana da cidade seguem sendo monitorados para as devidas melhorias.