
Nesta quarta-feira (21), comemora-se o Dia da Árvore e como o nome sugere, o objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e seu papel na vida do planeta. Dados revelados pelas prefeituras do ABC mostram que, em relação aos dois últimos anos, quatro das sete cidades apresentaram queda de 34,7% na arborização em áreas urbanas (de 4.553 plantios para 2.984 este ano).
Em entrevista ao RD, a professora dos cursos de Gestão Ambiental e Biomedicina da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Eriane Savoia, fala sobre a função ecológica e o valor imensurável que o plantio da árvore pode agregar. “No que se refere às condições climáticas, conforto térmico e sonoro, beleza cênica e abrigo para fauna, as árvores desempenham papel muito importante no ecossistema”, destaca.
De acordo com a especialista, muitos ainda desconhecem tal importância e solicitam remoção de árvores, principalmente em calçadas, por acharem que “elas atrapalham e sujam as ruas”. Porém, Eriane nota que isso tem mudado, com o passar do tempo, e há uma crescente valorização do verde ligado aos benefícios ambientais e para a saúde.
A professora ainda conta que vê de forma muito positiva o esforço das cidades em manter as áreas verdes preservadas e incrementar a vegetação em parques e praças. “Há muitos projetos e planos das prefeituras que incentivam plantios e fomentam ações de educação ambiental para valorização das áreas verdes. Em Santo André, por exemplo, as compensações ambientais priorizam reflorestamentos e plantios/manutenção de parques e praças. Há também o programa Adote uma Árvore, que orienta e incentiva plantios nas áreas urbanas”, endossa.
Por fim, a bióloga explica que mesmo diante de muitas barreiras a serem superadas, é importante sempre comemorar datas como esta. “As comemorações são importantes para que o tema não caia no esquecimento, e a população valorize o verde para um meio ambiente equilibrado e melhoria da qualidade de vida”, salienta.
Plantio de árvores no ABC
Na região, quatro, das sete cidades, possuem plantio voluntário de árvores. Para se ter ideia, somente neste ano, foram plantadas quase 3 mil mudas entre os municípios, sendo que São Bernardo aparece em primeiro lugar no ranking de plantações, com 1.013 árvores plantadas (609 plantios e 404 replantios). Especificamente na cidade, caso algum munícipe tenha interesse em plantar uma muda (árvores jovem), é necessário entrar em contato com o departamento de Parques e Jardins, para vistoria técnica e avaliação.
Diadema plantou, até o momento, cerca de 900 mudas na cidade. Segundo a prefeitura, a meta do município é o plantio de mais 200 até o ano que vem, para totalizar cerca de 1,1 mil árvores novas. No caso de plantio voluntário por munícipes, a administração municipal oferece mudas conforme disponibilidade de espécies e orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Até o momento, em Mauá, foram plantadas 710 novas mudas de árvores. Caso o munícipe tenha interesse no plantio voluntário, é possível buscar orientações na Secretaria do Verde e Meio Ambiente através do telefone 4512-7775 ou e-mail: educacaoambiental@maua.sp.gov.
São Caetano plantou, até o momento, 361 novas árvores. Para realizar ação voluntária em relação à arborização, é necessário entrar em contato com a Divisão de Desenvolvimento Ambiental, pelos números: 2181-1865, 2181-1893 e 2181-1823. Os profissionais do setor auxiliaram em todo o processo, inclusive na escolha correta da espécie.
Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não retornaram até o fechamento da reportagem.