
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o sinal amarelo em vias com limite entre 30 e 40 km/h deve ser de três segundos. Já quando a máxima é de 60 km/h, o sinal de atenção deve ter quatro segundos de duração. Acontece que na avenida dos Estados, em Santo André, um semáforo na altura do viaduto Presidente Castelo Branco, sentido Mauá, tem gerado reclamações por permanecer aberto apenas dois segundos.
O munícipe Marcello Gomes conta ter ido até a loja de materiais, Copafer, localizada na avenida, para realizar uma compra. No caminho, passou pelo semáforo em questão enquanto estava amarelo e percebeu o defeito. “Fechou muito rápido”, disse.
Há duas semanas ele recebeu a multa em sua residência e estranhou. “O farol ficou amarelo e daria tempo de passar tranquilamente, sem receber a multa”, fala. Na semana passada, o morador foi até o semáforo e cronometrou o tempo em que fica amarelo e percebeu que está abaixo do tempo determinado. “Cronometrei menos de três segundos e isso mostra que está fora da especificação”, acrescenta.
Além de Gomes, outros motoristas também reclamaram que levaram multa injustamente ao ultrapassar o mesmo semáforo. O motorista disse, em entrevista ao RD, que recorreu a multa, mas até o momento não obteve respostas.
Questionada, a Prefeitura de Santo André informa que o local foi vistoriado pela equipe técnica semafórica. Considerando a velocidade máxima e as condições da via, o tempo calculado de duração de amarelo é de 4 segundos, atendendo aos requisitos de segurança estabelecidos pela Resolução 483/2014. Este foi o tempo cronometrado e confirmado na programação semafórica
Confira o vídeo enviado ao RD: